Como Manter o Peso Depois da Dieta

Como Manter o Peso Depois da Dieta

Sabe como manter o peso ideal depois de um processo de emagrecimento?

Apesar da taxa de sucesso de manutenção de peso ser de 20% na maioria dos processos de emagrecimento, 2 em cada 3 pacientes Dieta3Passos mantêm o peso com sucesso. Como?
Na Dieta3Passos é dada tanta importância ao 3ºPasso como aos passos de emagrecimento. Este é totalmente direcionado para a manutenção de peso e, segundo os nossos estudos, os clientes que cumprem o acompanhamento previsto neste passo têm mais probabilidade de conseguir manter o peso a longo prazo.

Quer saber qual é o nosso segredo? Descubra algumas dicas que fazem os pacientes Dieta3Passos conseguirem manter o peso com sucesso:

Crie um novo objetivo

Atingiu o seu peso objetivo? Sente-se melhor que nunca? Ótimo! Significa que agora é altura de criar um novo objetivo. Por isso, o processo de gestão de peso deve ser encarado como uma melhoria contínua, com novas metas que o façam sentir-se ainda melhor.
Seja diminuir a percentagem de massa gorda seja correr 30 minutos sem parar, o importante é continuar a desafiar-se a si mesmo.

O segredo está na proteína

Os estudos realizados pela Dieta3Passos concluíram que os clientes com uma alimentação rica em proteína e com um menor teor de hidratos de  carbono conseguem manter o peso mais facilmente. De facto, já vários estudos concluíram que os alimentos com alto teor de proteína são os ideais não só na perda de peso como também numa fase de manutenção, uma vez que a proteína reduz o apetite e promove a saciedade.

Lembre-se das suas mudanças positivas

Faça uma lista de tudo o que melhorou na sua vida durante a sua perda de peso: redução da dose de medicação tomada habitualmente, mais energia para brincar com os filhos ou netos, melhores valores de glicose e colesterol ou mais autoestima.
Todas estas (e muitas outras) são razões viáveis para que se mantenha focado neste seu “novo eu”. Escreve-as a todas num papel e releia-o sempre que se sentir a desmotivar.

O erro: pensar que nunca mais vai voltar a engordar

Quando emagrece é normal que se sinta com uma sensação de êxtase enorme: enfrentou a Dieta de frente e agora sente-se capaz de tudo. No entanto, ao longo de todo o caminho que percorreu em conjunto com o seu Nutricionista, foi feita uma reeducação alimentar, que não deve ser encarada como algo momentâneo, mas como hábitos saudáveis e equilibrados, que devem ser mantidos para o resto da sua vida.

“Nem tanto ao mar, nem tanto à terra”

A intervenção utilizada numa fase de manutenção de peso deve ser menos restritiva que a utilizada numa fase de emagrecimento. Porém, isto não significa que todos os alimentos sejam permitidos sem qualquer tipo de critério. É necessário encontrar um meio-termo. O copo de vinho em momentos festivos, a sobremesa no almoço de família ou a entrada no jantar de amigos não vão criar um grande impacto na balança. Porém é necessário encontrar o equilíbrio para que estes sejam apenas momentos de exceção e não de regra.

Mexa-se

A prática de exercício físico não é apenas importante numa fase de emagrecimento, mas sim durante toda a vida. O ideal é praticar 30 minutos de atividade física diariamente, com intensidade moderada a intensa. Informe-se com um profissional sobre qual a melhor atividade para si.

Acompanhe a sua própria evolução

É certo que, numa fase de manutenção, não terá as consultas semanais para avaliar a sua composição corporal. No entanto, isto não significa que não continue atento à sua evolução. Aconselhamos a que se pese, pelo menos, uma vez por mês de forma a controlar a evolução e impedir a acumulação de peso.

Mantenha-se atento a si mesmo e cuide de si, todos os dias.