3 benefícios da aveia

A aveia é já considerada um superalimento, destacando-se pelas suas características nutricionais e versatilidade no que toca às inúmeras formas de ser confecionada. Para além de ser rica em vitaminas, minerais, fibra e naturalmente isenta de glúten, a aveia pode ser facilmente transformada em panquecas, bolos, bolachas e outros snacks deliciosos.

Descubra 3 grandes motivos para incluir a Aveia na sua alimentação:

  1. Contribuiu para o aumento da massa muscular

Quando se fala em proteína, pensa-se automaticamente em carne, peixe e ovo, certo? Apesar desta associação estar correta, os flocos de aveia também são bastante ricos neste nutriente. Efetivamente, quando comparamos 100g destes com a mesma quantidade em pão integral, a aveia tem o dobro em proteína. Sendo a proteína essencial para a construção e manutenção de músculo, então é um ótimo aliado.

  1. Diminui o apetite

Por ser rica em fibra e proteína, ajuda a prolongar a saciedade durante mais tempo. Adicionalmente, a aveia é também rica em hidratos de carbono de absorção lenta, ou seja, hidratos de carbono que são transformados em energia de forma gradual e que, por essa razão, não são tão facilmente transformados em gordura.

  1. Redução dos níveis de colesterol

A aveia contém uma fibra solúvel chamada beta-d-glucano, que foi considerado pela Food and Drug Administration um componente responsável pela diminuição do colesterol total e do colesterol LDL, mais conhecido como “colesterol mau”.

 

A aveia é assim um grande aliado para a sua saúde, com fortes vantagens no processo de perda de peso.

Procura mais dicas para um estilo de vida saudável? Confira os 3 alimentos que serão o seu “salva-vidas” na dieta.