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Não há como negar! O abacate está cada vez mais na moda e, muito provavelmente, também já o conquistou! Até há alguns anos atrás, é possível que nunca tivesse ouvido falar deste fruto e de repente ele passou a fazer parte da nossa alimentação.  Aliás, não há brunch que se preze que não inclua a típica torrada com abacate, certo? Se ainda não provou, nem imagina o que está a perder! Ainda assim, há uma questão que se impõe: será que as vantagens do abacate são coincidentes com a sua popularidade? A DIETA3PASSOS® esclarece!

Principais características do abacate

Apesar de pertencer ao grupo dos frutos, o abacate tem uma composição bastante diferente da maioria deste tipo de alimentos. Com um valor calórico considerável, o abacate tem um baixo teor de açúcares e um alto teor de gordura que lhe confere um sabor e consistência mais semelhante a uma manteiga ou queijo de barrar (por essa razão é que é tão utilizado nas torradas ou como alternativa à maionese nas saladas!).

Porém, apesar do seu elevado teor de gordura, esta gordura é monoinsaturada, uma gordura “boa”, semelhante à presente no azeite. Para além disso, o abacate é também rico em vitamina e fibra.

Benefícios do abacate

  • Redução do colesterol total;
  • Redução do colesterol LDL – o colesterol “mau”;
  • Aumento do colesterol HDL – o colesterol “bom”;
  • Redução dos triglicerídeos;
  • Redução dos níveis de açúcar no sangue;
  • Prevenção do cancro;
  • Poder antioxidante;
  • Promoção do bom funcionamento intestinal;

Como escolher o abacate certo?

Para escolher o melhor abacate, deve sempre optar por um que ceda ao toque. Experimente tirar o pé do abacate e veja a cor que fica por baixo: se estiver amarelo então está bom para comer, se estiver esverdeado, ainda não está no ponto. Nesse caso, deixe-o à temperatura ambiente durante alguns dias até ficar maduro.

Não sabe como utilizar o abacate?

Já o convencemos a experimentar o abacate, mas não sabe por onde começar?

Aqui tem duas receitas simples, fáceis e rápidas para iniciar a introdução deste alimento no seu dia a dia.
Mãos à obra!

Maionese “fingida”

  • 1 abacate;
  • 1 colher de sopa de sumo de limão;
  • 30 ml de azeite virgem extra;
  • Sal e pimenta a gosto.

Misture todos os ingredientes num processador ou com a varinha mágica até conseguir uma textura homogénea.

Panquecas de abacate

  • 1 banana;
  • Meio abacate;
  • 3 ovos.

Comece por triturar a banana e o abacate. De seguida,  junte os ovos. Misture tudo e leve a lume brando numa frigideira antiaderente.

 

Para saber mais sobre alimentos, desde os seus benefícios à forma como os incluir na sua alimentação, ou para optar por um estilo de vida mais saudável, conte com a ajuda de um nutricionista Dieta3Passos®. Encontre o ponto de consulta mais próximo de si em dieta3passos.pt