“5, 4, 3, 2, 1…FELIZ ANO NOVO!”

Este momento está quase a chegar e não consegue parar de pensar com o que poderá brindar à meia noite: água dá azar, coca-cola zero não lhe apetece e a flute de champanhe parece chamar por si. Será que uma noite vai afetar a Dieta?

Afinal, é assim tão grave beber um copo?

Antes de mais, é essencial perceber que as bebidas alcoólicas nunca serão uma opção aconselhável se pretende perder peso.

Para além de terem um alto valor calórico, estas calorias são chamadas de “calorias vazias” pois provêm do álcool e não de nutrientes essenciais para o funcionamento do seu organismo.

Contudo, uma situação festiva pode ser considerada uma exceção, se for levada com conta e medida e se souber fazer as melhores escolhas.

Bebidas alcoólicas: quais as melhores e as piores opções

É essencial saber que as bebidas alcoólicas não são todas iguais. Veja a seguinte tabela e surpreenda-se:

Bebida Por 100ml
Cerveja 30kcal
Vinho maduro tinto 66kcal
Vinho maduro branco 72kcal
Espumante 80kcal
Vodka, rum, whiskey 222kcal

Fonte: Tabela de Composição dos Alimentos – INSA

Deste modo, é possível verificar que, apesar de nenhuma ser aconselhável, é muito diferente ingerir uma cerveja ou um copo de vinho de uma vodka ou whiskey, visto que estes últimos têm mais do dobro das calorias.

O que adiciona à sua bebida?

Se é um fã dos clássicos e prefere a sua bebida simples ou apenas com uma pedra de gelo, saiba que essa é uma opção com menos consequências no seu peso. Contudo, se prefere acrescentar um sumo ou refrigerante à sua bebida, saiba que está a acrescentar ainda “calorias vazias”. Deste modo, torna a bebida duplamente má: com um grande teor de álcool e açúcares.

Caso faça, efetivamente, questão de acrescentar um sabor diferente à sua bebida alcoólica, prefira refrigerantes zero ou água tónica zero (7up light, coca-cola zero, pepsi light, schweppes tónica zero entre outras).  Para dar um toque especial às suas bebidas pode adicionar limão, toranja, canela, cardamomo, zimbro, anis, hortelã ou manjericão. Delicioso, não acha?

Concluindo, o essencial é a moderação. Não há problema em beber um ou dois copos da sua bebida preferida na noite de passagem de ano. Só se torna um problema se cair no exagero, quer em quantidade, quer em frequência.

Porque não experimentar a nossa receita de sangria light para partilhar com a sua família e amigos na última noite do ano?

Sangria de champanhe e maracujá

Ingredientes (5 pessoas):

  • 1 laranja
  • 1 maracujá
  • 500ml de champanhe
  • 500ml de 7up light
  • 2 colheres de sobremesa de adoçante
  • 2 paus de canela
  • folhas de hortelã a gosto

Modo de Preparação:

Comece por lavar as frutas. Corte a laranja em pedaços pequenos e reserve. Com uma faca abra o maracujá e retire a sua polpa com o auxílio de uma colher.

Coloque a polpa do maracujá juntamente com a laranja cortada em pedaços num jarro alto. Adicione o champanhe bem fresco e o refrigerante light.

Adicione o adoçante, os paus de canela e as folhas de hortelã e misture bem. Por fim, adicione as pedras de gelo e mexa.

Acima de tudo, entre com o pé direito no ano de 2019, nunca esquecendo que pode sempre contar com a DIETA3PASSOS® para o ajudar!