A Dieta3Passos Pode Ajudar na Pré-diabetes?

A Dieta3Passos pode ajudar pré-diabéticos

Segundo o Observatório Nacional de Diabetes, 40,7% da população portuguesa sofre de pré-diabetes ou diabetes.

Esta patologia pode surgir em qualquer idade e a qualquer pessoa, mas é mais frequente em adultos com excesso de peso.

O que é a diabetes?

A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (ou glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em processar esse açúcar.

Glicemia é o valor que traduz o nível de açúcar no sangue. Quando a glicemia está elevada, considera-se hiperglicemia, enquanto se esta estiver baixa, hipoglicemia. Deste modo, é comum um diabético não-tratado ter hiperglicemias.

A diabetes deve-se, em alguns casos, à insuficiente produção de insulina, enquanto noutros provém da insuficiente ação da insulina produzida ou, frequentemente, devido à combinação destes dois fatores.
A insulina é produzida pelo pâncreas e tem a função de reduzir a glicemia, ao permitir que o açúcar presente no sangue entre para as células, para ser armazenado ou utilizado como fonte de energia. Na falta da insulina ou quando esta não funciona corretamente, há um aumento de açúcar no sangue.
Importa perceber que existem vários tipos de diabetes, que podem surgir em períodos distintos da vida: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional.

O que é a pré-diabetes?

A pré-diabetes corresponde a uma alteração no metabolismo dos hidratos de carbono, na qual os níveis de glicose no sangue são superiores ao normal. Contudo, não são valores que possam desde logo ser classificados como diabetes. Pode ser considerada um estado intermédio entre o valor normal para a glicemiae a diabetes tipo 2 e, por isso, deve ser interpretada como um sinal de alerta do risco de desenvolver diabetes. Se não diagnosticada ou controlada, é provável que a pré-diabetes evolua para diabetes tipo 2 que, apesar de ser controlável, não é reversível, ao contrário da pré-diabetes.

Fatores de risco para a diabetes

Cada vez mais pessoas sofrem de diabetes e em idades mais jovens. Por essa razão, o diagnóstico atempado é fundamental. Atualmente, considera-se como população de risco:

  • Idade superior ou igual a 45 anos
  • Excesso de peso (IMC superior ou igual a 25) e obesidade (IMC superior ou igual a 30)
  • Perímetro abdominal elevado (no homem ≥ 94cm e na mulher ≥80cm)
  • Estilo de vida sedentário
  • História familiar de diabetes
  • Diabetes gestacional prévia

Por forma a saber se é pré-diabético ou diabético, é necessário fazer uma análise ao sangue para avaliar os níveis de glicose. Como já foi referido, a pré-diabetes é uma condição que pode ser reversível, desde que identificada precocemente e tratada de forma correta.

Como é que a Dieta3Passos pode ajudar?

No início do século 20, a diabetes era definida como uma intolerância aos hidratos de carbono, e o seu tratamento era através da redução da ingestão destes, semelhante à forma como hoje são tratadas a intolerância à lactose e ao glúten.

A pré-diabetes é um grande fator de risco para o desenvolvimento de diabetes: nesta fase, a alteração de estilos de vida através de uma alimentação saudável e prática regular de exercício físico podem ser suficientes para reverter a situação. Efetivamente, estudos comprovam que apenas com a redução de peso corporal, entre 5 e 10%, é possível diminuir o risco de desenvolver diabetes para metade.

Em 2019, a American Diabetes Association (ADA), publicou um consenso em que refere que as dietas low carb apresentam potenciais benefícios na redução do peso, controlo da glicemia, redução da tensão arterial, aumento do colesterol HDL (o “bom” colesterol) e diminuição dos triglicerídeos. Neste documento, a ADA conclui que uma redução dos hidratos de carbono demonstrou ser a abordagem com maior evidência na melhoria da glicemia.

A Dieta3Passos é um programa de perda de peso baseado em evidência e com uma abordagem low carb, com baixa carga glicémica, hiperproteica e com alto teor de fibras. Isto significa que reduz-se o consumo de açúcares e cereais refinados (como as farinhas brancas e ultraprocessadas) e privilegia-se a ingestão de verduras, alimentos com alto teor de proteína, e cereais integrais.

Através da Dieta3Passos irá, não só melhorar os seus hábitos alimentares, como também reduzir o seu peso corporal e, por consequência, ter a possibilidade de reverter e prevenir uma possível situação de pré-diabetes. Agende a sua avaliação nutricional gratuita aqui.

 

Referências:
Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes – Edição de 2016
Nutrition Therapy for Adults With Diabetes or Prediabetes: A Consensus Report – Diabetes Care 2019