Snacks saudáveis – O que comer para evitar excessos no verão
No verão quer moderar a ingestão de calorias, mas não sabe o que comer? Escolhas simples e equilibradas são fundamentais para não ter dissabores. Preparar snacks em casa e ter uma lancheira à mão, permite-lhe controlar melhor a qualidade e quantidade dos alimentos que consome ao longo do dia. Desse modo é mais fácil evitar produtos processados que habitualmente contém mais açúcar refinado e gorduras de má qualidade. A Dieta3Passos deixa-lhe algumas sugestões de snacks saudáveis.
- Frutas fresca com frutos oleaginosos ou queijo magro
As frutas frescas disponíveis durante esta estação do ano oferecem hidratação e vitaminas importantes. Evite frutas em conserva /calda, dado que podem conter bastante mais açúcar. Melão, cerejas, nêsperas, nectarinas e ameixas são ótimas opções para snacks frescos no verão. Pode associar a fruta fresca com frutos oleaginosos (sem sal ou açúcar adicionado), tais como amêndoas, avelãs e nozes, que são fontes de fibra, minerais essenciais (como magnésio e selénio) e gorduras saudáveis. Se não apreciar frutos oleaginosos, pode conjugar a fruta com queijos mini light, este acompanhamento aumenta o teor proteico do seu lanche, e ainda nutrientes essenciais como cálcio e vitamina B12.
- Palitos de vegetais com um dip saudável
Legumes como aipo, cenoura e pimentos coloridos são snacks crocantes que satisfazem o desejo por algo mais leve e nutritivo. Pode combiná-los com dips preparados com queijo creme light, iogurte natural, queijo quark, queijo cottage, húmus ou guacamole.
- Iogurte natural com sementes
O iogurte natural sem açúcar adicionado é uma fonte de proteínas e também de probióticos. Pode acrescentar sementes de cânhamo, chia ou linhaça para aumentar a quantidade de fibras e gorduras saudáveis. Este snack é bastante saciante e favorece o equilíbrio da saúde intestinal.
- Pepino com pasta de atum
Pode descascar o pepino, cortar longitudinalmente, retirar as sementes e recheá-lo com uma pasta de queijo creme light e atum em conserva de água ou azeite. Assim consegue um snack fresco, saboroso, fonte de proteína e ómega 3.
- Abacate recheado
O abacate é um fruto muito saciante e com baixo índice glicémico. Sugerimos-lhe uma receita fresca e nutritiva de abacate recheado com tomate e queijo mozarela, para se deliciar nestes dias quentes de verão.