Stress e peso – como controlar?

stress e peso

A fórmula mágica necessária para perder peso é conhecida por todos: gastar mais calorias do que as que se ingerem. Trocando por miúdos, isto significa comer menos do que aquilo que é gasto em atividade física.
Contudo, na prática, este processo nem sempre é tão linear e existem fatores que podem influenciar bastante o processo de emagrecimento. Um dos maiores é o tão conhecido stress.

Perceba como:

O papel do cortisol

Quando se sente cansado, o seu corpo liberta uma hormona chamada cortisol, responsável por auxiliar a resposta de “luta ou fuga” que se ativa quando se sente em perigo. Assim, o cortisol dá a energia que o corpo necessita para lidar com ameaças e perigos e tem um papel fundamental em mantê-lo motivado e com energia.

No entanto, quando o cortisol se mantém elevado durante demasiado tempo, está associado a níveis mais altos de obesidade, particularmente na zona abdominal. Esta associação acontece porque o cortisol aumenta os desejos por hidratos de carbono simples (ricos em açúcar). Estes hidratos seriam úteis, por exemplo, se fosse correr uma maratona. No dia-a-dia não são necessários e contribuem para o aumento do seu peso.

Como resolver? Descontrair

Estar ciente de que sofre de stress em excesso é o primeiro passo para o combater. É necessário que reconheça estes momentos, o que os despoleta e os comportamentos resultantes (como comer em excesso). Ao fazer esta análise, conseguirá mais facilmente encontrar os mecanismos para o gerir e diminuir.

Tal como acontece em qualquer outra estratégia na área da saúde, é necessário experimentar várias opções até encontrar a abordagem que funcione consigo: há quem se sinta mais relaxado ao praticar ioga, “mindfulness” e meditação, enquanto outras preferem uma atividade mais dinâmica onde expulsem todo o cortisol acumulado ao longo do dia.

Para a maioria das pessoas, ter uma boa noite de sono e passar algum tempo ao ar livre – a socializar, a passear ou simplesmente a descontrair – pode ajudar bastante. Efetivamente, vários estudos sugerem que uma caminhada pela natureza pode levar a uma redução duradoura dos níveis de cortisol. Há também pequenos truques que poderão ter efeitos enormes nos seus níveis de stress, como não mexer no telemóvel até chegar ao seu emprego ou antes de ir dormir.

O melhor truque: prevenir!
Se sabe que vai ter uma semana de muito trabalho, comece já a organizar a sua rotina de forma a ter tempo para cuidar de si e relaxar.