Ser saudável é uma escolha até mesmo no escritório

 

A rotina de trabalho pode ser bastante stressante. E para a maioria das pessoas pode ser fácil controlar aquilo que comemos em casa, mas a situação fica mais complicada quando precisa de manter essa rotina no escritório. Por muito que se tente adotar e seguir uma alimentação saudável, por vezes o ambiente no local de trabalho e as solicitações dos colegas não permitem cumprir o objetivo.

Quando o trabalho implica horas a fio em frente a um computador e ter timelines para cumprir, a alimentação acaba por ser desvalorizada ou até mesmo esquecida.

Agora desengane-se se acha que isto tem de ser a regra e que não é possível fazer escolhas saudáveis enquanto está no escritório. Quer saber como? Venha daí!

 

  1. Não fique sentado o tempo todo

Sabia que em média uma pessoa passa 9,3h por dia sentada? O ideal será fazer pausas curtas para se levantar da cadeira, cerca de 3 minutos e será suficiente para estimular o metabolismo e o seu estado de energia. Pode também optar por uma cadeira mais ergonómica que exija que adote uma postura mais correta. Outra alternativa é tentar fazer reuniões de pé, a sua atenção, foco e saúde agradecem!

 

  1. Planeie as suas refeições

No dia anterior ou no início da semana, pense e prepare o que pretende comer ao almoço. O fato de escolher atempadamente vai fazer com que opte por alimentos mais saudáveis.

Levar as refeições feitas de casa vai ajudar não só na saúde financeira como garante que está a comer comida bem confecionada e saudável. Para além disso, não ter de sair para almoçar evita que sejam cometidos excessos alimentares.

 

  1. Não falhe o pequeno-almoço

Opte por um pequeno-almoço equilibrado, inclua proteína, como por exemplo ovo, gordura saudável como por exemplo, abacate, uma porção de hidratos de carbono e um laticínio à sua escolha. Porque não tentar uma tosta de abacate e ovo acompanhado de bebida vegetal /leite com café? Comer bem faz bem ao corpo e aumenta a produtividade por isso haverá refeição mais importante do que a primeira para conseguir enfrentar o dia de trabalho que aí vem?

 

  1. Faça pausas para lanches

Comer a cada 3 horas, mesmo que pequenos snacks, deve fazer parte do seu dia-a-dia incluindo no escritório. Assim, irá aumentar a sensação de saciedade e evita exageros quando finalmente fizer uma refeição principal.

 

  1. Hidrate-se

A hidratação é fundamental para o corpo. Geralmente só nos lembramos da água quando estamos com sede e isso não é de todo o ideal. A sede é um sinal de desidratação por isso devemos evitar que o corpo chegue a este ponto e ingerir líquidos ao longo do dia. Tem dificuldade em lembrar-se de beber água? Crie rotinas, beba um copo de água logo ao acordar e antes das refeições todas ao longo do dia, se o fizer, facilmente atinge a ingestão ideal. Se ainda assim não conseguir criar esta rotina, nos dias de hoje com recurso às tecnologias é bem mais fácil, instale uma app que o lembre de beber água!

 

Como vê é possível ter uma alimentação e hábitos saudáveis no trabalho, basta haver compromisso e planeamento. Se sentir que precisa de ajuda recorra a um dos nossos nutricionistas Dieta3Passos® que o ajudarão a chegar a um plano adequado, saudável e ajustado a si!