vantagens de uma dieta low carb

O que é uma dieta low carb?

Uma dieta low carb é uma dieta com baixo teor de hidratos de carbono.

Os hidratos de carbono estão presentes em maior quantidade em alimentos como o arroz, a massa, as leguminosas, a batata, o pão e as frutas. Dentro do grupo dos hidratos de carbono, estão também incluídos os açúcares mais simples, pertencentes aos chocolates e outros doces.

Quais são então as vantagens de uma dieta low carb?

  • Perda de peso e de gordura mais rápida e eficaz

Como seria de esperar, uma das principais vantagens de uma dieta low carb é a perda de peso e gordura não só mais rápida como também mais eficaz. Isto é possível por duas razões principais:

  1. As dietas low carb fazem com que o seu organismo utilize as reservas de gordura como fonte de energia, gastando-as;
  2. São dietas simples de cumprir e facilmente adaptáveis aos seus hábitos alimentares.
  • Aumento da saciedade

As dietas low carb possuem, por norma, um maior teor proteico. As proteínas estão presentes em alimentos como a carne, o peixe e os ovos. Estas contribuem para uma maior saciedade, ou seja, diminuem a sensação de fome e facilitam o cumprimento do plano alimentar. Adicionalmente, os alimentos utilizados nas dietas low carb têm um menor impacto no nível de açúcar do sangue, evitando assim picos de açúcar e momentos de apetite voraz.

  • Maior adesão

Existem muitas dietas que, por mais que sejam eficientes, são difíceis de cumprir, levando a que os seus seguidores cometam excessos regularmente e que, por essa razão, não percam peso. Para além disso, dietas em que, por exemplo, é necessário aprender a contar calorias ou que são muito diferentes da sua alimentação normal, são pouco práticas e cansativas. As dietas low carb são simples de pôr em prática e de adaptar à rotina diária, pelo que a sua adesão é superior comparativamente a outras dietas.

  • Manutenção da massa muscular

Como já foi dito, as dietas low carb possuem usualmente um maior teor proteico. Sendo as proteínas as principais responsáveis pela manutenção da massa muscular e considerando que o corpo irá utilizar a gordura como fonte de energia, uma dieta low carb possibilita a perda de peso sem a perda de massa muscular.

  • Melhoria das análises laboratoriais

Finalmente, e possivelmente o fator mais importante, com as dietas low carb é possível estabilizar alguns valores de análises laboratoriais como o colesterol, triglicéridos e glicemia, prevenindo assim o aparecimento de várias doenças crónicas como a diabetes e problemas cardiovasculares.

Sabia que a DIETA3PASSOS® é baseada nos fundamentos de uma dieta low carb? Não perca mais tempo e procure já o ponto de consulta mais próximo de si.