Mulheres ou Homens: Quem Emagrece mais Facilmente?

Mulheres ou Homens Quem Emagrece mais Facilmente

Os homens têm mais facilidade em emagrecer do que as mulheres?

Imaginemos o seguinte cenário: um casal decide que está na altura de emagrecer. Ambos decidem fazer pequenas mudanças nos seus hábitos alimentares e eliminar os doces, fritos, salgadinhos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. No final da semana, o homem sobe para a balança e emagreceu 1kg, enquanto a mulher perde apenas meio. E agora, o que aconteceu? Comeram exatamente o mesmo, fizeram exercício em conjunto… O que levou ao homem emagrecer o dobro da mulher?

Emagrecer é um desafio diferente para homens e mulheres. A Dieta3Passos explica-lhe porquê.

Hormonas e músculos

Numa época em que a igualdade de género é amplamente discutida, há um fator onde os homens e as mulheres são indiscutivelmente diferentes: a fisiologia.

Para o mesmo índice de massa corporal (IMC – calculado em função do peso e altura), homens e mulheres têm composições corporais muito diferentes, principalmente devido à ação das hormonas sexuais predominantes (testosterona, nos homens, e estrogénio e progesterona, nas mulheres).

Efetivamente, os homens têm uma maior acumulação de massa muscular, enquanto as mulheres tendem a acumular mais facilmente gordura. Tendo em consideração que a massa muscular aumenta o metabolismo basal (energia gasta em descanso), os homens acabam por estar em vantagem, visto que conseguem gastar mais calorias por dia, mesmo sem fazer exercício físico. Por sua vez, ao praticar atividade física, os homens irão também gastar mais calorias, graças a esta maior acumulação de massa muscular.

Distribuição de gordura

Outro aspeto que difere entre sexos, é a distribuição da gordura corporal. Enquanto as mulheres tendencialmente têm uma acumulação de gordura distribuída por peito, braços, abdómen, anca e coxas, já os homens tendem a acumular mais a gordura apenas no abdómen, algo que é mais visível quando aumentam ou perdem volume. Convém relembrar que um elevado volume abdominal está associado ao aumento do risco cardiovascular, sendo este então mais comum nos homens.

Quem mais tem, mais perde

Os homens, em média, têm mais peso e comem mais que as mulheres. Deste modo, os homens têm mais peso a perder e ao ingerirem a mesma quantidade de calorias, o défice calórico deles vai ser superior. Por exemplo, se a ingestão média de um homem for de 2200kcal/dia e de uma mulher de 1700kcal/dia, ao seguirem ambos um plano de 1200kcal, o homem vai ter um défice calórico de 1000kcal e a mulher de 600kcal, fazendo então com que o homem emagreça mais.

A verdade

A verdade é que, apesar de todas as diferenças citadas acima e dos homens perderem mais peso numa fase inicial, as mulheres compensam posteriormente. Ou seja, a longo prazo, estas diferenças tornam-se cada vez mais pequenas e o emagrecimento acaba por ser equivalente em homens e mulheres.

Assim, não desista do seu objetivo e não se compare aos outros: o seu caminho é apenas seu. Mantenha-se focado e pense em como se vai sentir quando atingir o seu peso ideal!

Para todas as suas dúvidas, conte com os Nutricionistas Dieta3Passos