Give us a call
808 200 333

Centro de Contacto - Dias úteis das 9h às 18h

Dias úteis das 9h às 18h

Mindful Eating – o que é e como adotar?

Mindful Eating – o que é e como adotar?
Mindful Eating – o que é e como adotar?
Partilhar:
Partilhar:

Em plena azafama diária, já lhe aconteceu estar a comer em modo “piloto automático”?

Comer à pressa, sem mastigar bem os alimentos ou sem se aperceber convenientemente do sabor ou da textura da comida?

Se respondeu sim, mindful eating pode ser uma solução para si!

Mais do que seguir dogmas ou protocolos mindful eating não lhe diz o que comer, ou quando comer, mas é um modo de comer mais consciente, respeitando os sinais do seu corpo, para o ajudar a recuperar uma ligação saudável com a comida.

 

Quer saber mais? A Dieta3Passos® explica-lhe tudo o que precisa de saber sobre este assunto!

 

O que é mindful eating?

Mindful eating é uma forma de se alimentar que segue princípios de mindfulness, ou seja, pressupõe ter uma consciência plena no ato de comer, usando os vários sentidos, a visão, o olfato, a textura e o paladar dos alimentos. O intuito será desenvolver uma relação mais equilibrada e saudável com a comida, de modo a ganhar maior consciência das suas escolhas alimentares, para uma abordagem mais integrada e gratificante.

 

Que benefícios pode obter?

Ao comer com consciência plena, é expectável que se sinta mais satisfeito com porções menores, uma vez que se encontra mais conectado com os sinais de fome e saciedade, e por esse motivo, mindful eating pode ser um bom aliado no emagrecimento e na gestão de peso. O consumo alimentar com consciência pode favorecer a redução da ansiedade relativa à comida, e assim, ajudar a que usufrua da refeição sem sentimentos de culpa. Comer lentamente e mastigar de modo adequado os alimentos contribui para uma melhor digestão, e consequentemente uma melhor absorção de nutrientes, o que pode minimizar sensação de enfartamento ou de desconforto gastrointestinal. Além disso, ao comer de modo mais consciente, aprofunda a ligação com o corpo, e aprende a reconhecer e responder melhor às suas necessidades.

 

Cuidados que pode por em prática:

Evite comer de modo apressado, disponibilizando tempo suficiente para as suas refeições. Mastigue bem cada garfada, apreciando o aroma, a textura e o sabor dos alimentos. Deixe as distrações de parte, afaste-se do telefone, desligue a televisão e o computador, ou seja, faça por estar completamente presente no momento da refeição e beneficie das sensações que a comida lhe oferece. Esteja atento aos sinais de fome e saciedade do seu corpo, coma quando sentir fome e pare quando estiver saciado, para não comer mais do que o necessário. Seja grato por cada refeição e aprecie o momento no seu todo.

 

Deixamos-lhe exemplo um prático de mindful eating que pode experimentar:

Nota: antes de iniciar, desligue dispositivos eletrónicos, tais como: telemóvel, computador ou televisão.

Pegue numa amêndoa (apenas uma unidade) pouse-a num prato. Depois, sente-se e examine a amêndoa. Sinta o seu cheiro. Faça rolar a amêndoa entre os dedos. Quando sentir que apreciou na íntegra os atributos da amêndoa, coloque-a na boca e disfrute do seu sabor e textura enquanto a mastiga e engole calmamente.

Se preferir, pode substituir a amêndoa, por outro alimento do seu agrado, tal como uma framboesa, ou uma noz.

Comece agora a fazer por si