Legumes Congelados: Bom ou Mau?

Legumes Congelados Bom ou Mau

Serão os legumes congelados uma boa opção para as suas refeições?

Os legumes congelados são uma opção prática e utilizada por um grande número de pessoas.
No entanto, há quem defenda que os legumes, quando congelados, perdem parte do seu valor nutricional. Mas será mesmo assim?
Continue a ler o nosso artigo e descubra.

Características organoléticas vs. características nutricionais

É frequente associar os alimentos congelados a uma perda de qualidade nutricional e de características organoléticas, como o cheiro, textura, sabor e cor. É certo que qualquer processamento de alimentos leva a que estes sofram alguma alteração e no caso dos alimentos congelados não é diferente. Ainda que nem todos os processos de congelação sejam iguais, a congelação faz com que os alimentos percam algumas das suas características organoléticas. Contudo, a nível nutricional, a congelação não é prejudicial.

Comprar legumes ultracongelados

Sabe porque é que deve escolher legumes ultracongelados? Quando os legumes têm como objetivo a congelação, são colhidos aquando da maturação, onde se encontram no expoente máximo do seu valor nutricional. Este processo é feito de forma industrial e permite, não só que todos os microorganismos sejam eliminados, como também que o alimento mantenha o seu valor nutricional, sabor, textura e cor.

Para garantir a vida útil do produto, é essencial não quebrar a cadeia do frio. Transporte os produtos congelados do supermercado para casa o mais rápido possível e, de preferência, acondicionados num saco térmico.

Congelar legumes em casa

Quando os legumes têm como objetivo ser vendidos frescos, são normalmente colhidos antes da sua maturação de forma a evitar que sofram danos provenientes da manipulação e transporte.

Apesar do processo de congelação em casa não garantir as mesmas condições do processo industrial, uma vez que os congeladores domésticos não permitem a diminuição de temperatura brusca necessária para que estes fiquem ultracongelados, existem algumas regras que permitem uma congelação de legumes em casa mais correta:

  • Lave bem os legumes;
  • Descasque, corte e retire os talos e partes estragadas, de acordo com as características de cada alimento;
  • Armazene no congelador em doses individuais, embalados em recipientes com tampa ou em sacos plásticos próprios para congelar, hermeticamente fechados.

Se pretende que os legumes mantenham as suas características durante mais tempo, é aconselhável escaldá-los primeiro. Para isso, mergulhe os legumes numa panela com água a ferver durante cerca de 2 minutos. Depois, retire e coloque-os imediatamente numa tigela com água fria ou gelo. Antes de os colocar no congelador, confirme que os legumes estão sem qualquer vestígio de água, pois congelar os legumes ainda com excesso de água irá deixá-los com uma textura mais mole após a descongelação.

Desde que tenha os cuidados necessários, os legumes congelados podem ser uma boa opção para as suas refeições.