• Give us a call

    808 200 333

    Centro de Contacto - Dias úteis das 9h às 18h

  • Shipping

    Envio Grátis

    para Portugal Continental para encomendas a partir de 25€

Dietas detox, sim ou não?

Dietas detox, sim ou não?
Dietas detox, sim ou não?
Partilhar:
Partilhar:

As dietas detox ficaram na moda nos últimos anos. À base de sumos, saladas e sopas prometem recuperar dos excessos e ajudar o organismo a eliminar toxinas. Contudo, será que este tipo de dietas tem resultados reais? A Dieta3Passos explica-lhe o que precisa de saber sobre este tema.

 

Dieta Detox ajuda a desintoxicar! Será mesmo assim?

A ideia idílica é que este tipo de dieta detox ajuda o corpo a eliminar toxinas acumuladas no cotidiano. Mas a realidade é que o nosso corpo já tem os seus próprios sistemas de desintoxicação, órgãos como o fígado e os rins, trabalham em permanência para filtrar substâncias prejudiciais e facilitar a sua excreção pelo suor, urina e fezes. Não existe evidencia científica que de facto suporte que este tipo de dieta tenha a capacidade de ajudar o corpo a eliminar toxinas. Uma alimentação saudável e equilibrada é mais eficaz e sustentável a longo prazo.

 

Prós e contras das dietas detox

Apesar de serem muito restritivas, este tipo de dietas preconiza um elevado consumo de frutas, legumes e água, algo que acaba por ser útil para beneficiar a uma boa hidratação e também para aumentar o consumo de fibras. Outro ponto a favor, é a questão de se evitar produtos alimentares ultra processados, e desse modo reduzir o consumo de sal, açúcares refinados, gorduras saturadas e trans, assim como aditivos alimentares.

Por outro lado, as dietas detox têm limitações que devem ser consideradas. Não existe evidência científica que tomar sumos, sopas e saladas eliminem toxinas do organismo. Além disso, este tipo de dietas, torna-se extremamente restritiva, dado que se eliminam grupos inteiros de alimentos, e isso pode levar ao défice de nutrientes essenciais, nomeadamente proteínas e gorduras boas. A curto prazo a perda de peso, que ocorre, não é derivada de mobilização de reserva gordura, mas eliminação de líquidos, pelo que quando volta a comer de modo “normal”, é natural que haja uma recuperação de peso, podendo até contribuir para uma flutuação de peso ioiô e alguma sensação de desilusão.

 

Faz sentido fazer um detox?

Como em muitos outros aspetos na nutrição a resposta é depende do seu objetivo. Se pretende aumentar o consumo de frutos e hortícolas, e reduzir o consumo de produtos alimentares ultra processados esta pode ser uma estratégia para dar início a essa mudança.

Contudo não deve esperar efeitos milagrosos, nem eliminação de toxinas através destas chamadas dietas detox. Se procura um estilo de vida mais saudável, o ideal é focar-se em manter num estilo de vida mais equilibrado.

Para se “desintoxicar-se” de modo natural:

–  Pratique uma alimentação variada e equilibrada;

–  Cuide da sua saúde intestinal;

–  Beba água em quantidade abundante;

–  Respeitar o período de jejum noturno para permitir a regeneração celular;

–  Procure dormir entre 7 a 9 horas por noite;

–  Pratique exercício físico de modo regular;

–  Evite hábitos tóxicos, tais como o consumo de álcool e tabaco.

 

As dietas detox podem ser usadas como estratégia nutricional, mas sempre devidamente acompanhadas e prescritas por um nutricionista. O segredo para um corpo saudável está numa mudança consistente e duradoura, hábitos de vida equilibrados que promovam saúde e bem-estar.

Comece agora a fazer por si