Como evitar os excessos do fim-de-semana?

 

Quem não adora o fim-de-semana? Aqueles dois dias de puro prazer e felicidade, sem o stresse e as complicações do trabalho, dias de socializar e relaxar com os amigos e família.

Mas está num programa de emagrecimento, e até cumpre o seu plano alimentar durante a semana. Só que depois chega sábado… E cede a uma refeição fora do seu plano, desfruta de um jantar sem restrições, ou simplesmente deixa de lutar contra as tentações que tanto chamam por si nestes tão apreciados dias.

Embora existam vários motivos para que coma mais durante estes dois dias, a boa notícia é que existem várias maneiras de também tomar as rédeas aos fins de semana e manter o seu plano alimentar. Quer saber como? A Dieta3Passos dá uma ajuda!

 

Mantenha os intervalos das refeições regulares

Se mantiver as refeições constantes nestes dias, é menos provável que sinta muita fome ou que não consiga resistir a tentações no fim-de-semana.

Tente manter as 3 refeições principais, o pequeno-almoço, almoço e jantar, e faça dois lanches intermédios, um a meio da manhã e outro a meio da tarde. Se mantiver esta rotina irá sentir-se mais satisfeito e será muito mais fácil evitar comer em demasia.

 

Hidratação, muita hidratação!

Outra maneira simples de conseguirmos resistir a tentações e não pôr em causa o trabalho feito durante a semana, é definir lembretes durante o fim-de-semana para beber água, de modo a evitar confundir a sede com fome. Opte por bebidas sem açúcar como água, chás ou infusões e beba ao longo do dia. Assim também evita consumir bebidas alcoólicas ou açucaradas que podem aumentar as calorias ingeridas nesse dia.

 

Abasteça-se de lanches saudáveis

Claro que as bolachas, bolos e batatas fritas podem ser muito tentadoras ao fim-de-semana. Mas se tentar substituir estes alimentos por uma peça de fruta, um queijinho light ou até uns frutos secos será mais fácil resistir à tentação. Longe da vista, longe do coração, certo?

 

Faça um “lanche” antes de sair de casa

Experimente beber um smoothie de frutas e vegetais ou até uma salada ou sopa antes de sair de casa. Os fins-de-semana normalmente traduzem-se em eventos sociais, que muitas vezes incluem alimentos altamente calóricos e apelativos. Se comer antes, vai sentir-se mais saciado, poderá optar por porções menores e será mais fácil escolher alimentos que não ponham em causa o seu plano!

 

Evite usar alimentos como recompensa!

Teve uma semana de trabalho altamente stressante? Foi promovido? Relaxe e recompense-se com experiências em vez de comida. Que tal uma ida ao cabeleireiro ou uma caminhada na praia? Ótimas maneiras de celebrar sem pensar em calorias!

 

Lembre-se de como se sentiu da última vez…

Da próxima vez que comer mais do que aquilo que devia, faça algumas anotações para situações futuras, de como se sentiu física e mentalmente: se se sentiu inchado, desapontado ou até maldisposto. Da próxima vez que sentir que vai exagerar, lembre-se do que aconteceu da última vez e comprometa-se a tomar decisões mais saudáveis - o seu corpo e mente agradecem!

Tente que os seus hábitos da semana de trabalho fiquem presentes também no fim-de-semana e com o mesmo foco. O corpo adora rotinas!