Como Encomendar Comida Saudável?

 

É tarde, está cansado, não colocou nada a descongelar, o frigorífico está vazio e o supermercado já fechou. A solução ideal? Encomendar comida!

É um facto: encomendar comida é uma opção extremamente prática e conveniente. Contudo, é fácil que pense automaticamente em opções de fast-food que não o ajudam a manter o seu plano.

Mas, se mesmo antes do confinamento já existiam várias alternativas para encomendar comida saudável, a verdade é que, com o encerramento do atendimento ao público dos restaurantes, as opções multiplicaram-se!

Mesmo assim, não sabe o que encomendar? A Dieta3Passos dá uma ajuda!

Japonês

A comida japonesa veio para ficar e o sushi continua a ser das opções mais adoradas. Contudo, uma pequena peça pode nem sempre ser a melhor opção para quem pretende perder peso.

Por isso, sugerimos, como alternativa: edamame e sopa miso como entrada e um mix de sashimi com uma salada de wakame para prato principal. Que lhe parece?

Se preferir, também pode optar por uma poke bowl com base de alfaces ou “arroz fingido” de couve-flor.

Chinês

Os pratos chineses mais populares tendem a ser fritos e acompanhados com arroz chao-chao ou noodles chao-min, mas é sempre possível encontrar alternativas mais saudáveis.

Como entrada, em vez crepes ou panados fritos, opte por uma sopa ácida picante, uma sopa de wantan ou uma salada.

Para o prato principal, procure pratos cozidos ao vapor ou salteados, de preferência opções que contenham carne de aves ou marisco, como frango com amêndoas ou chop suey de gambas.

Churrasco

Quem resiste a um bom churrasco? Seja frango, picanha ou costelinha, os churrascos podem ser uma opção bastante saudável e equilibrada, desde que as doses sejam controladas.

Prefira salada ou legumes salteados (uma couve mineira cai sempre bem!).

Hambúrgueres

Antes que comece já a festejar, é importante salvaguardar: um menu de hambúrguer típico vem habitualmente acompanhado com batatas fritas e um refrigerante açucarado, uma autêntica bomba calórica que não deve ser incluída no seu plano alimentar.

No entanto, existem alternativas! Pode pedir o seu hambúrguer no prato e substituir as batatas fritas por uma salada ou legumes e acompanhar com uma coca-cola light.

Comida tipicamente portuguesa

Numa fase de tanto sacrifício para alguns negócios, é também importante ajudar os pequenos restaurantes locais, especialistas em pratos tipicamente portugueses.

Por isso, procure, na sua zona, os restaurantes que estão a fazer entregas ao domicílio ou a funcionar em regime de take-away. Estes costumam ter menus com pratos que mudam diariamente, preços económicos e um sabor a “comida caseira” impagável.

Italiano

Uma pizza repleta de queijo ou um prato de massa cheio de molho conseguem sabotar qualquer dieta, mas, ainda assim, é possível encomendar comida de um restaurante italiano sem uma avalanche de calorias associadas.

Para isso, peça, por exemplo, uma burrata com pesto ou um carpaccio acompanhado com rúcula. Para além disso, os restaurantes italianos são conhecidos por terem várias opções de saladas deliciosas!

Se está numa fase de manutenção de peso, opte por pizza de massa fina com vários vegetais e proteína, tal como como frango, atum ou marisco.

Saladas

As saladas são sempre uma boa opção. Existem vários restaurantes cuja especialidade são saladas ricas, variadas, nutritivas e coloridas. Não se esqueça de pedir com molho à parte para poder dosear a quantidade. Agora é só escolher a sua preferida ou fazer uma inteiramente ao seu gosto!

Assim, é possível ver que encomendar comida pode ser uma opção perfeitamente saudável, desde que faça escolhas mais equilibradas. Não se esqueça de encomendar os molhos à parte, para controlar melhor a quantidade que adiciona ao prato e, se o tamanho da porção for demasiado grande, guarde metade para comer mais tarde, noutra refeição.

Para não voltar a ser apanhado desprevenido, recheie a despensa com as sopas e barras da linha de alimentação DIETA3PASSOS e terá sempre uma refeição fácil, prática e saborosa.