Barriga inchada, o que fazer
Barriga inchada, o que fazer
A sensação de barriga inchada está a causar incómodo, mas não sabe o que fazer? Na origem da sensação de inchaço na zona abdominal podem estar diversos fatores, tais como: má digestão, excesso de gases intestinais, obstipação ou intolerâncias alimentares. A Dieta3Passos deixa-lhe algumas dicas para reduzir esse desconforto e melhorar o seu bem-estar.
- Fique atento a intolerâncias alimentares
Lactose ou o glúten estão presentes em muito alimentos de uso corrente, e está tudo bem em consumi-los se forem bem tolerados. Contudo para quem tem intolerância à lactose ou ao glúten, estes podem provocar inchaço persistente. O mesmo acontece com determinados tipos de fibras. Se detetar que existe um padrão e que após a ingestão de certos alimentos sente mais inchaço e desconforto intestinal, considere falar com um nutricionista para ajustar o plano alimentar de modo a minimizar o problema.
- Identifique os alimentos que produzem mais gases
Alguns alimentos estão habitualmente envolvidos numa maior produção de gás no sistema digestivo, como por exemplo as leguminosas (feijão, grão, etc.), hortaliças brássicas (brócolos, couves), cebola e bebidas gaseificadas (refrigerantes, cerveja). Isto não significa que não possa ingerir esses alimentos, até porque podem fazer parte de uma alimentação saudável, contudo avalie a sua tolerância, para perceber se faz sentido moderar o seu consumo.
- Não tenha pressa na hora de comer
Comer de modo muito rápido, mastigar mal os alimentos pode tornar o processo digestivo mais difícil e contribuir para a sensação de barriga inchada. Por isso não se esqueça de comer mais devagar e mastigar bem os alimentos, desse modo ajuda a reduzir a formação de gases e beneficia a sua digestão.
- Controle o tamanho das porções
Comer porções XXL de comida vai sobrecarregar o seu sistema digestivo, algo que pode contribui para maior sensação de inchaço abdominal. Opte por ingerir porções menores e de modo fracionado ao longo do dia, para facilitar o processo da digestão.
- Não descure a importância da fibra
Apesar da fibra ser fundamental para uma boa digestão, também não é desejável fazer uma ingestão massiva de uma só vez, isso poderia desencadear mais gases e algum desconforto, particularmente, se o seu organismo não está habituado. Hortícolas, frutas e cereais integrais são boas fontes de fibra que pode ir incluindo de modo gradual na sua alimentação, para que o seu sistema digestivo possa adaptar-se.
- Não deixe de fora as boas bactérias
Probióticos são bactérias benéficas que contribuem para reequilibrar a microbiota intestinal. São exemplos de alimentos contendo probióticos, os iogurtes naturais, kefir, chucrute e kombucha que pode incluir na sua alimentação. Também pode aconselhar-se com um profissional de saúde sobre o uso de suplementos alimentares contendo probióticos.
- Use infusões que ajudam a digestão
Infusões de funcho, hortelã pimenta ou gengibre, ajudam a eliminar o excesso de gases intestinais, tem propriedades digestivas e anti-inflamatórias. Este tipo de infusões, podem, por isso, ser usadas para ajudar a agilizar a digestão dos alimentos e combater a sensação de inchaço abdominal.
A sensação de barriga inchada pode ser apenas um sinal de que precisa fazer alguns ajustes no seu plano alimentar e também no estilo de vida. Contudo, em casos em que o inchaço seja mais persistente e até acompanhado por outros sintomas, nomeadamente dor, diarreia ou febre, é desejável que procure um profissional de saúde para avaliar outras situações clínicas.