Na DIETA3PASSOS®, podemos separar os alimentos em dois grandes grupos: alimentos cuja quantidade deve ser limitada e consoante aquilo que for prescrito pelo nutricionista e alimentos que pode ingerir de forma liberalizada.

Hoje, vamos falar sobre um tipo de alimentos em particular, e que pode ingerir sem restrições: os hortícolas!

Talvez não saiba, mas os hortícolas não são todos iguais. Efetivamente, ingerir 100g de cenoura ou de feijão-verde não tem o mesmo impacto no organismo que ingerir 100g de pimentos ou de rúcula. E porque não?
A resposta está no teor de hidratos de carbono! Apesar de todos os hortícolas terem um teor de hidratos de carbono razoavelmente baixo, existem alguns que se destacam pelos seus valores quase vestigiais. Esses são aqueles que estão presentes no 1º Passo da DIETA3PASSOS® e pode ingerir de forma livre.

Abaixo, estão 3 exemplos dos hortícolas permitidos desde o 1º Passo da DIETA3PASSOS®:

Canónigos

Os canónigos têm baixo valor calórico e constituem uma salada ideal para quem pretende sair da rotina das alfaces. No que diz respeito à sua composição nutricional, os canónigos são uma boa fonte de vitaminas A, C, E e do complexo B, assim como de vários minerais como o iodo, ferro, potássio e fósforo.

Nabiças

Assim como os canónigos, as nabiças também possuem um baixo valor energético, sendo que podem ser ingeridas salteadas, cozidas ou acrescentadas a receitas de sopa. Com um bom teor de fibra, as nabiças promovem o funcionamento intestinal e são ainda ricas em potássio, vitamina A, C, ácido fólico e cálcio.

Rabanetes

À semelhança dos primeiros dois, os rabanetes têm baixo valor energético e baixo teor em hidratos de carbono. Com mais de 90% de água na sua composição, os rabanetes podem ser consumidos em cru, nas receitas de saladas ou assados. Se gostar, até pode fazer em forma de chips estaladiças no forno! Os rabanetes têm um bom teor de fibra, pelo que facilitam a digestão e o funcionamento intestinal, assim como são ricos em potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre, zinco, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C e vitamina K.

Deste modo, os hortícolas utilizados no 1º Passo da Dieta3Passos são nutritivos, têm baixo aporte de hidratos de carbono e baixo índice glicémico, favorecendo assim a saciedade e a perda de peso. Por essa razão, podem ser utilizados sem limite de quantidade, como pode ver nas nossas receitas de dieta no 1º passo

Se quiser conhecer os restantes alimentos utilizados livremente no 1º Passo da DIETA3PASSOS® contacte um dos nossos pontos de consulta e agende uma consulta com um dos nossos 200 nutricionistas.