Chorella

O nome pode parecer-lhe estranho, mas as propriedades deste superalimento não o irão deixar indiferente!

A chlorella é uma microalga verde de água doce. A potência dos seus efeitos provém da junção dos seus componentes, que são mais poderosos unidos do que quando ingeridos separadamente. A alga é composta por uma camada exterior não digerível, responsável pela ação desintoxicante, e uma componente interna onde está inserido o seu valor nutritivo.

Para serem colocadas à venda, as algas são desidratadas, transformadas em pó e vendidas em lojas de produtos naturais sob a forma de comprimidos ou em pó, adicionado a alimentos ou bebidas, de acordo com as instruções encontradas no rótulo do produto. Esta desidratação da chlorella concentra todos os seus nutrientes, acentuando os seus benefícios.

Nunca exceda a dose recomendada no rótulo, aconselhe-se com um nutricionista antes de ingerir este alimento.

Porque deve ingerir chlorella?

  1. Poder desintoxicante

O dia a dia expõe o seu organismo a vários agentes prejudiciais que, com o tempo, vão-se acumulando. Aqui entra o poder desintoxicante da chlorella. A alga impede não apenas que toxinas se acumulem nos órgãos, como também elimina as toxinas já presentes no corpo, numa ação semelhante a um envelope que envolve as substâncias tóxicas e as expele.

  1. Aceleração da cicatrização

A chlorella possui o Fator de Crescimento Chlorella (FCC), um composto raro conhecido pela sua capacidade de regeneração e reparação de tecidos, sendo esta uma das razões mais interessantes para ingerir a alga.

O FCC contém níveis elevados de compostos utilizados como matéria prima para a construção celular, tornando assim possível acelerar o processo de cicatrização, bem como a recuperação de lesões. Este composto também ajuda a retardar o envelhecimento, auxilia no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, promove o fortalecimento de ossos enfraquecidos pela osteoporose e cicatrização de feridas em diabéticos.

  1. Poder antioxidante e de rejuvenescimento

Infelizmente, a chlorella não é capaz de parar o tempo, mas pode ajudar a combater algumas das suas consequências indesejáveis! Quer saber como?

É rica em clorofila e por isso, torna-a num agente antioxidante bastante eficaz. O consumo de antioxidantes é particularmente útil no combate aos efeitos indesejáveis dos radicais livres, moléculas responsáveis pelo aparecimento de sinais prematuros do envelhecimento e por danificar células.

A chlorella combate os radicais livres graças à presença de antioxidantes e também das vitaminas A e C, indispensáveis para a síntese de colágeno, proteína que dá firmeza e um aspeto jovem à pele.

  1. Prevenção do diabetes

A diabetes tipo II é causada por um aumento da resistência à insulina, hormona responsável pelo metabolismo de açúcar no sangue. O consumo de chlorella aumenta a sensibilidade à insulina e promove o controlo dos níveis de açúcar no sangue, prevenindo assim o aparecimento da diabetes.

  1. Combate o cancro

A chlorella estimula a atividade de glóbulos brancos (macrófagos e das células T), células defensoras do organismo, aumentando a capacidade do sistema imunitário de combater células tumorais, vírus, bactérias e outros potenciais agressores. Adicionalmente, os carotenoides da alga previnem a oxidação das células, uma das principais causas da doença.

  1. Ajuda na perda de peso

São vários os fatores que fazem deste superalimento uma grande ajuda na perda de peso.

Por ser uma boa fonte proteica, a chlorella tem a capacidade de promover a saciedade e a manutenção da massa muscular. Paralelamente, por ter uma parede celular rica em fibra, a chlorella ajuda a reduzir o apetite, melhora a digestão e o trânsito intestinal e atua no metabolismo de gorduras, favorecendo a sua metabolização e diminuindo as reservas existentes.

Pretende emagrecer, melhorar a sensibilidade à insulina, sentir mais saciedade, melhorar o funcionamento intestinal e gastar as suas reservas de gordura? Então mantenha a chlorella por perto, ela é um poderoso aliado!