Como controlar o apetite por doces
Se contabilizássemos as vezes que ouvimos, em consulta, os clientes referirem que têm desejos por doces, estaríamos aqui longos dias até terminar de contar. Estamos condicionados a pensar que há algo de errado quando temos vontade de comer doces, porém, estes desejos podem ser facilmente controlados, fazendo alguns pequenos ajustes no seu padrão alimentar e na própria mentalidade. Quer saber o que pode fazer?
Uma das principais razões para desejarmos doces pode ser a irregularidade de horários das refeições ou mesmo saltar refeições ao longo do dia. Períodos longos sem comer, só comer “a tarde e a más horas” pode aumentar muito a vontade de comer doces. A resposta para isto não é de todo a falta de força de vontade, é puramente fisiológica. Se o corpo não está a receber o que precisa, ele irá descobrir a maneira mais fácil de conseguir o que quer. Ao ficar muito tempo sem comer nada, pode provocar quebras acentuadas de açúcar no sangue e esta não é uma situação confortável para o seu organismo. O nutriente capaz de aumentar o açúcar sanguíneo e dar ao corpo alguma energia de forma rápida é a glicose, ou seja, o açúcar e, é por isto, que ansiamos por ele! Quando o doce atinge o seu paladar, são enviados sinais para o cérebro, que liberta dopamina, um neurotransmissor que causa uma sensação intensa de prazer.
Os açúcares naturalmente presentes nas frutas, hortícolas e laticínios são muito mais nutritivos do que os açúcares adicionados, uma vez que os primeiros contêm vitaminas e nutrientes importantes. Para além disso a fibra e proteína que podem conter, retardam a digestão e tornam-nos uma fonte mais equilibrada de energia.
Encontrar formas de trocar o açúcar adicionado é uma boa opção para melhorar os seus níveis de energia e saúde no geral:
• Optar por alimentos como amêndoas, ricas em gordura saudável, podem ajudar a controlar os níveis de açúcar e pelo teor em fibra mantê-lo saciado durante mais tempo.
• O abacate pode também ser uma boa opção, a gordura monoinsaturada desempenha um papel importante na saciedade e satisfação, enquanto ajuda a manter os níveis de açúcar sanguíneo equilibrados.
• Frutas frescas como os frutos vermelhos, por exemplo amoras, framboesas, mirtilos e morangos são uma ótima fonte de fibra, o que permite a libertação lenta dos açúcares naturalmente presentes.
• Os ovos podem ser também uma excelente opção, uma vez que são uma boa fonte de proteínas de alto valor biológico e ricos em nutrientes.
É necessário parar de pensar que os desejos por doces e alimentos açucarados precisam de “controlo”. Em vez disso, deve pensar o que pode estar a faltar na sua dieta e qual é a sua relação com a comida.
Se acha que este exercício é muito desafiante para ser feito sozinho, não hesite em procurar um dos nossos nutricionistas Dieta3Passos® para o ajudar.