Como gerir os excessos antes da época festiva
Dezembro trás muitos convites irrecusáveis de jantares, festas, brindes, sonhos, rabanadas, bolo rei e chocolates. E uma voz que nos diz: “Então não prova? É só um bocadinho. É só hoje, aproveite é Natal!”
Sim, esta é uma época especial para celebrar amizade, família, amor, fraternidade… Mas se nos deixarmos levar, também pode ser uma avalanche de excessos alimentares capaz de fazer os ponteiros da balança darem um salto indesejado. Por isso, a Dieta3Passos deixa-lhe algumas estratégias práticas para gerir os excessos antes do Natal.
- Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje
Pensamentos como “amanhã faço dieta” ou “recomeço em janeiro” podem ser uma forma de autossabotagem no que respeita à gestão do peso. Em vez disso, tenha como máxima: “Eu consigo celebrar esta época com equilíbrio e prazer. Não é sobre comer apenas saladas, mas antes aprender a fazer escolhas mais conscientes.
- Evite saltar refeições
Procure não saltar refeições ou estar o dia todo sem comer, desse modo pode sentir ainda mais fome física e emocional, e acabar a comer muito mais do que necessita. Se for fazendo refeições equilibradas ao longo do dia, vai estar mais tranquilo e terá maior facilidade em escolher o que realmente quer e resistir às tentações.
- Planeie as celebrações
Como vai ser a sua agenda? Quantos jantares/eventos estão marcados? Consegue identificar alguns eventos em que seja possível comer de modo mais equilibrado? Procure definir antecipadamente em que situações vai ser mais regrado e aquela em que quer de modo consciente abrir exceção. O objetivo não é estar em privação, mas perceber quando vale mesmo a pena ingerir umas calorias a mais. Será que faz sentido repetir o prato, mesmo sem ter fome, ou atacar a caixa dos bombons só porque estão visíveis?
- Aprenda a praticar o autocuidado
Pode brindar ou comer uma sobremesa, se essa é a sua vontade. O que, por vezes, não faz muito sentido é estar a comer apenas por pressão social ou simplesmente para agradar os outros. Também é importante saber dizer “não, obrigado” e respeitar a nosso corpo.
- Descanse bem antes das celebrações
A privação de sono aumenta os níveis de grelina (hormona responsável pela fome) e diminui a leptina (hormona responsável pela saciedade). O stress promove um aumento dos níveis de cortisol, que por sua vez estimula o aumento do apetite, especialmente por alimentos ricos em açúcar, gordura e sal. Resultado: alimentação emocional, maior ingestão calórica e dificuldade em ter perceção da saciedade. Ou seja, dormir bem, fazer caminhadas, meditar são cuidados relevantes para o seu bem-estar e saúde. Não devem ser encarados como questões a deixar para segundo plano.
A época festiva não tem de ser um período de descontrolo seguido de culpa. Basta saber fazer escolhas de modo consciente e quando deve parar. O Natal pode ser um momento de conexão, felicidade e harmonia quando celebrado com amor, equilíbrio e cuidado com a saúde.