comer de 3 em 3 horas

Certamente já ouviu dizer várias vezes que, em prol de uma dieta saudável, é necessário fazer várias refeições por dia, por forma a não passar mais de 3 horas sem comer. Contudo, têm surgido vários artigos a referir dietas como a do jejum intermitente, que promovem períodos de tempo de 12h a 23h sem comer. Então, qual será o melhor método?

O que é o jejum intermitente?

Tal como o próprio nome indica. esta dieta é baseada na privação total de alimentos durante um determinado período, que pode variar entre 12 até 23 horas, ou jejum em apenas alguns dias da semana.

Até hoje, e de forma a compreender-se as vantagens ou desvantagens deste tipo de dieta, a maioria dos estudos realizados foram feitos em ratos. Uma vez que os ratos se alimentam apenas por uma questão biológica, as conclusões retiradas destes estudos não podem ser adaptadas à realidade e às necessidades do ser humano. Para nós, seres humanos e seres sociais, a alimentação vai muito para além de uma questão de sobrevivência. Porém, os poucos estudos realizados com humanos utilizaram ambientes altamente controlados, o que não representa a nossa realidade quotidiana.

Fome, irritabilidade, fraqueza, falta de concentração e tonturas são apenas alguns efeitos secundários do jejum intermitente. Adicionalmente, durante uma privação alimentar demasiado restrita, o corpo utiliza as reservas de gordura e músculo como fonte de energia, diminuindo assim a massa muscular, o que não é de todo benéfico. Caso tenha algum problema de saúde e esteja a ser medicado, os alertas multiplicam-se, tornando o jejum ainda mais desaconselhado!

Se o jejum não é assim tão benéfico, como posso perder peso de forma saudável?

Para emagrecer, é necessário existir um défice calórico, ou seja, que gaste mais energia do que a que ingere.

Logo, se o seu corpo gasta 1700kcal/dia e ingere 1200kcal/dia, irá criar um défice de 500kcal/dia e perder peso, independentemente da regularidade com que come.

Contudo, não é só o peso que importa. É importante que tenha uma boa proporção de massa muscular-massa gorda, o estado geral de saúde e até a sua qualidade de vida. Deste modo, ao fazer refeições ligeiras a cada 3 horas, irá:

  • Sentir-se mais saciado, levando a que consiga resistir à tentação de ingerir alimentos desaconselhados;
  • Preservar a massa muscular e diminuir a massa gorda;
  • Ter mais energia ao longo do dia;
  • Sentir-se bem e com maior capacidade de concentração;
  • Aumentar o seu metabolismo basal, ou seja, a quantidade de energia que o seu corpo gasta em repouso;
  • Evitar picos de açúcar no sangue, responsáveis pela acumulação de gordura e desenvolvimento de doenças como a diabetes tipo II.

Assim, não embarque em dietas loucas! Faça várias refeições por dia, prepare a sua marmita com antecedência e faça boas escolhas alimentares. Se pretende modificar a sua alimentação, informe-se com quem sabe: o nutricionista. Confie num profissional que entenda as suas necessidades e que adapte o plano alimentar aos seus objetivos e rotina.