Saltar o Pequeno Almoço, sim ou não?

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Costuma dizer-se que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia.

Na realidade o que importa é a ingestão total diária, ainda assim, tomar o pequeno-almoço assume uma grande importância no seu dia alimentar. Afirmar que o pequeno-almoço é a refeição mais importante implica que o almoço e o jantar se tornam menos importantes o que na realidade não é verdade.

Comer um pequeno-almoço “saudável” não lhe dá carta branca para não ter cuidados no restante dia e não minimiza as necessidades nutricionais das restantes refeições! De acordo com a cronobiologia, a ingestão calórica deve ir diminuindo com o passar o dia.

 

Já conhece a expressão “pequeno-almoço de rei, almoço de príncipe e jantar de pobre”?

Não devemos enfatizar uma refeição em detrimento de outra, em vez disso devemos priorizar o que e como comemos ao longo do dia.

É importante saber responder de forma adequada e consistente aos sinais de fome e saciedade, devemos escolher alimentos que sejam nutricionalmente interessantes e ter rotina alimentar durante o dia. Idealmente as refeições devem ser balanceadas e conter uma combinação de proteína, hidratos de carbono ricos em fibra, vegetais e eventualmente fruta, de modo a conseguirmos um aporte correto de nutrientes e aumentar a saciedade.

Com os dias corridos e a azáfama diária de sair em cima da hora para o trabalho ou acordar um pouco mais tarde pode fazer com que esta refeição fique esquecida. Não fazer esta refeição pode comprometer o seu aporte nutricional e a energia que o seu corpo necessita, para além de aumentar o apetite para as refeições seguintes.

 

Mesmo que não tenha fome ou vontade de comer...

Ao acordar é importante entrar em sintonia com o seu corpo e perceber como é que o pequeno-almoço lhe pode dar energia e ajudar a sentir-se melhor. Para algumas pessoas isto pode significar comer algum tempo depois de acordar ou até pode acordar um pouco antes do habitual, de modo a garantir que tem tempo suficiente para comer. Refeições irregulares vão restringir energia e nutrientes, causando tensão no organismo e pode impactar negativamente o nosso sistema imune.  Há muitos benefícios em tomar o pequeno-almoço, e conseguirá atingir seus objetivos nutricionais se reservar alguns minutos para o fazer de manhã.

 

Quer ideias de pequenos-almoços rápidos e saborosos? Venha daí!

Overnight oats

Deixamos aqui uma sugestão de overnight oats e pode ir variando a fruta a seu gosto.

Overnight Oats de Kiwi >

 

Pudim de Chia

Duas sugestões deliciosas que podem incluir facilmente no seu pequeno-almoço.

Pudim de Chia com Dióspiro e Canela >

Delícia de Chia e Amora >

 

Ovos

Coza vários ovos para ter durante a semana. Coloque no frigorífico e será um alimento que vai ter sempre à mão para incluir no pequeno almoço. Pode combinar com torradas, abacate ou fruta.

Pode ainda fazer ovos mexidos ou outros tipos de receitas com ovo para incluir no seu pequeno almoço. Algumas sugestões:

Sandwich de Pequeno Almoço >

Mini Omeletes de Queijo Fresco e Legumes Verde >

Ovos Mexidos com Espargos >

 

Oopsies

Já ouviu falar em oopsies? Pois é, é uma espécie de pão, mas sem hidratos de carbono. Feito normalmente com 2 ingredientes, ovo e queijo creme ou quark, de preparação muito fácil, é ideal para variar o pão do seu plano alimentar! O resultado final será um “pão” leve, fofo e saboroso! Cada oopsie tem cerca de 30kcal e menos de 1g de hidratos de carbono.

Oopsies com Queijo Creme >

 

Preparar o pequeno-almoço não precisa ser uma tarefa complicada, mantenha as coisas fáceis e poderá rapidamente abastecer-se antes de começar o dia!