Reforce a sua Vitamina C no Outono

Reforce a sua Vitamina C no Outono

Sabe porque é que deve reforçar a sua Vitamina C, especialmente no outono?

O outono é uma estação típica de mudança: as folhas das árvores começam a cair, as temperaturas descem, os dias ficam mais curtos e passamos mais tempo em sítios fechados, o que promove o aparecimento de doenças. Assim, no outono, a época das gripes bate à porta.

Não espera pela gripe para agir. Com a chegada do Outono, deve focar-se em impulsionar o seu sistema imunitário com uma boa dose de vitamina C.

O que é a vitamina C? Porque é importante?

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, solúvel em água. A sua produção não é realizada pelo organismo humano e, por isso, é essencial o consumo de alimentos ricos neste nutriente. É um potente antioxidante e ajuda a combater a inflamação. Esta também facilita a absorção de ferro, favorece a produção de colagénio (mantendo a pele mais jovem, elástica e nutrida) e o seu consumo regular está associado a um menor risco de doenças cardiovasculares.

A deficiência de vitamina C leva à diminuição da imunidade, tornando-o mais suscetível a infeções, fadiga e sonolência. Défices maiores desta vitamina podem originar problemas, como o escorbuto, uma doença típica dos marinheiros na fase dos descobrimentos, em que há uma diminuição da síntese de colagénio, causando dor nas articulações e nos músculos, cansaço, sangramento das gengivas, problemas na cicatrização e até dentes soltos.

Quais os fatores de défice de Vitamina C?

Existem vários fatores que fazem aumentar as necessidades de vitamina C, tais como:

Por isso, se estiver exposto a algum destes fatores deve procurar aumentar a sua ingestão de vitamina C.

Onde é possível encontrar vitamina C?

A vitamina C está presente em várias frutas e legumes, como kiwi, brócolo, dióspiro, couve-flor, morango, alho francês, papaia, limão, pimento e, claro, laranja. Contudo, a vitamina C é muito sensível à luz e ao calor, pelo que é aconselhável comer as frutas e vegetais crus e, se fizer um sumo ou smoothie, bebê-lo logo após a preparação.

Adicionalmente, também pode encontrar a vitamina C no suplemento alimentar Dieta3Passos® Vitamina C + Vitamina D, que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário. Uma dose diária de Dieta3Passos® Vitamina C + Vitamina D fornece uma quantidade significativa da dose diária recomendada para se produzirem os efeitos benéficos alegados.

Todas as dúvidas, pode ainda entrar em contacto com um dos Nutricionistas Dieta3Passos.