Podem os hambúrgueres ser saudáveis?

 

Qual é a primeira ideia que lhe vem à cabeça quando falamos de hambúrgueres? Fast-food? Refeições gordurosas e repletas de molhos? Pode ser, mas não obrigatoriamente. Já lá vai o tempo em que para fazer “sandes” deliciosas era preciso usar pão. Com criatividade é possível criar sandes sem hidratos de carbono, mais nutritivas e cheias de sabor!

A verdade é que é possível alterar estas refeições de forma a transformá-las em versões mais saudáveis, ou no mínimo, nutricionalmente mais ricas e interessantes. Venha então connosco que a Dieta3Passos® vai ensinar-lhe os truques para que isso seja possível!

Versões caseiras:

A melhor forma de ter a certeza que o seu hambúrguer é tão saudável quanto possível, é prepará-lo em casa. Sim, estamos a falar de selecionar os melhores cortes de carne no talho (com menor teor de gordura) e pedir para que piquem e moldem hambúrgueres. Depois é tão simples como temperar a seu gosto e colocar na grelha ou no forno, et voilà.

Como alternativa, pode apenas comprar a carne picada e moldar os hambúrgueres em casa. Isso irá permitir-lhe adicionar recheios (por exemplo um pedaço de queijo magro), ou fazer misturas com os seus vegetais favoritos.

 

Hambúrguer sem pão:

Se estiver a fazer a refeição fora de casa as opções são um pouco mais limitadas. Mesmo assim, é possível escapar-se e fazer escolhas melhores. Por exemplo, em vez de comer um hambúrguer no pão, pode pedir para ser servido no prato, evitando as versões de pães mais processados que normalmente são usados nestes casos.

Hoje em dia, também consegue encontrar versões low carb, em que o hambúrguer é embrulhado em alface ou se usam cogumelos como substitutos do pão.

Que tal experimentar substituir o pão por rodelas de tomate ou cogumelos frescos? Ou então porque não pegar em folhas grandes de couve e fazer um wrap de hambúrguer e vegetais? Basta ferver as folhas de couve durante alguns segundos, colocar o recheio e enrolar!

Parece ser interessante, certo? Deixamos ainda algumas sugestões de receitas do nosso site para poder dar asas à imaginação e ao chef que há em si!

Receitas de hambúrgueres sem pão

Hambúrguer de cogumelos

Hambúrgueres de pescada e camarão

 

E quando falamos de hambúrgueres não temos obrigatoriamente de pensar sempre em batatas fritas, há tantas alternativas que podem ser mais interessantes e nutritivas para associar à sua refeição. Porque não fazer umas chips de curgete, uns espargos salteados ou um esparregado? Experimente estas opções e não saia da linha!

Alternativas às batatas fritas

Snacks de curgete

Esparregado

Espargos salteados

 

Como vê, é possível fugir ao convencional sem perder o sabor e os seus pratos favoritos!

Se surgir alguma dúvida ou se precisar de um acompanhamento mais personalizado pode sempre entrar em contacto com os nossos nutricionistas Dieta3Passos® e agendar a sua consulta. Saiba mais em www.dieta3passos.pt/pontos-de-consulta/.