Plano Detox: Sim ou não?

Seguramente já ouviu falar em planos detox, principalmente após épocas tipicamente conhecidas pelos seus exageros alimentares (natal, páscoa ou casamentos). Sem dúvida que é sedutor pensar em eliminar todos os exageros em apenas um ou dois dias de restrição…
Mas será que funciona realmente? E como é constituído?

O que é um plano detox?

O plano detox é um plano que tem como objetivo promover uma perda de peso mais rápida, e potenciar uma desintoxicação em situações em que ocorrem excessos alimentares.
O plano detox não será aconselhado ou necessário em todos os clientes que seguirem a Dieta 3 Passos, sendo que é possível que perca o peso que necessita sem fazer um único dia detox. 
Este plano é prescrito pela nutricionista, em consulta, quando esta considera necessário e de acordo com a evolução de cada cliente.

E em que consiste?

O plano detox pode durar entre 1 a 3 dias e os únicos alimentos permitidos são fruta e hortícolas, que devem ser ingeridos preferencialmente em cru. Estes são preferidos, comparativamente com os restantes alimentos, devido ao seu alto teor de fibra, água, vitaminas e minerais. 
Todos os restantes alimentos processados ou de origem animal (como pão, carne, peixe e lacticínios) estão excluídos.

Quais os cuidados deve ter em conta, ao fazer um plano detox?

  • É necessária uma ingestão de, no mínimo, 2 litros de água.
  • Não é aconselhado praticar exercício físico intenso nestes dias
  • Deve evitar a ingestão de café, bebidas alcoólicas ou refrigerantes (incluindo os que são sem adição de açúcar). Como substituto do café, pode optar por chá preto ou verde!
  • Fazer uma refeição a cada 2 horas ou, no máximo, a cada 3 horas.
  • Se optar por fazer um sumo de fruta, este não deverá ser coado, pelo que as máquinas de fazer sumos são desaconselhadas. Em alternativa utilize a varinha mágica e/ou o liquidificador, juntando água até obter a consistência desejada.

Acima de tudo, lembre-se: um plano detox não é um plano milagroso! Não irá funcionar se os excessos alimentares forem constantes ou se não tiver uma alimentação diária equilibrada. 
É essencial também que não inicie um detox sem se aconselhar anteriormente com um nutricionista.

Se quiser saber mais sobre o que é necessário para fazer um plano detox, tal como o número de peças de fruta aconselhadas ou como está estruturado um dia-tipo, consulte um nutricionista da Dieta 3 Passos® na clínica mais próxima de si.