Meal Prep: Como Organizar as suas Refeições?

Meal Prep Como Organizar as suas Refeições

ESTE É O MOVIMENTO QUE VEIO REVOLUCIONAR A FORMA COMO ORGANIZA AS SUAS REFEIÇÕES.

Chega a casa depois de um dia longo de trabalho, prepara o jantar, come, limpa a cozinha e, de repente, parece que já são horas de ir para a cama. Para onde é que foi o tempo? Para evitar passar horas a preparar refeições e por forma a gerir melhor o tempo, há quem utilize os restos do jantar do dia anterior, mas há também quem adote uma estratégia diferente: a preparação de todas (ou quase todas) as refeições para a semana, através do Meal Prep.

Em que consiste Meal Prep?

O Meal Prep (do inglês “meal preparation” ou, em português, “preparação de refeição”) consiste em destinar algumas horas de um dia à sua escolha para a preparação de refeições para a semana.

O objetivo é ter sempre refeições e snacks preparados, adiantados ou até já cozinhados para o dia-a-dia, evitando assim gastar muito tempo durante os dias de trabalho. Assim, só é preciso combinar os ingredientes já previamente preparados ou aquecer uma refeição já pronta.

O Meal Prep pode ir desde algo tão simples quanto cortar um ananás ou um pepino e guardá-lo em cinco pequenos frascos para comer a meio da tarde, a saltear frango suficiente para depois juntar a diferentes pratos, ou até mesmo a cozinhar refeições inteiras. Assim, não só poupa tempo como também não vai ceder tão facilmente a tentações, quando chegar a casa, já cansado depois de um dia de trabalho e sem vontade de cozinhar.

Planeie, planeie, planeie!

Para começar, construa 2 ementas semanais. Comece por planear as refeições de acordo com os ingredientes que tem disponíveis em casa e, só depois, liste o que precisa do supermercado. De seguida, é preciso testar as receitas. Nas 2 semanas seguintes, repita as receitas que foram um sucesso e substitua outras que não resultaram tão bem e assim sucessivamente. Faça um esforço para todas as semanas mudar pelo menos 3 pratos da sua ementa, para que a alimentação não se torne monótona. É importante ir anotando as ementas para que, em semanas com menos tempo, seja fácil ir buscar ideias às anteriores.

Faça o seu Meal Prep quando e como lhe for mais fácil. 

O Meal Prep foi criado para facilitar-lhe a vida, não para complicar mais! Por isso, é importante lembrar que não é preciso fazer tudo no mesmo dia. Pode utilizar o Meal Prep para preparar duas ou três refeições e a meio da semana complementar com os restos do jantar, por exemplo. Também pode utilizar o sábado para preparar/cortar legumes ou fruta que irá usar durante a semana e o domingo para cozinhar efetivamente refeições.

Assim, pode fazer o seu Meal Prep tanto em 2 ou 3 horas ao fim de semana, como à segunda-feira e à quarta-feira à noite, enquanto faz o jantar.

Não se esqueça dos vários componentes do prato.

Escolha duas fontes de proteína (carne, peixe, tofu, por exemplo) para cozinhar e alguns acompanhamentos. Pode, por exemplo, cozer vários legumes ao vapor enquanto faz uma sopa ou utilizar o forno para assar várias fontes de proteína ou legumes em diferentes pirex. Se prefere comer sempre os legumes acabados de cozinhar e não “aquecidos”, pode utilizar o Meal Prep para os lavar e cortar para que, durante a semana, toda a confeção seja mais rápida.

Uma ajuda é sempre bem-vinda.

O intuito é ser mais saudável e preparar refeições na íntegra, mas qualquer ajuda extra é bem-vinda quando o objetivo é poupar tempo. No supermercado, opte por ingredientes que lhe vão facilitar a vida, como uma salada já lavada por exemplo.

Escolha receitas para si e para toda a família.

O Meal Prep não tem que ser aborrecido e sem sabor. Se cozinha só para si, escolha refeições que lhe dão prazer tanto a cozinhar como a comer. Se tem que preparar refeições para toda a família, tente envolver todos os membros na escolha do menu. Esta até pode ser uma forma educativa e sustentável para as crianças aprenderem sobre nutrição e desperdício alimentar.

Para esclarecer as suas dúvidas, fale com o seu Nutricionista. Disponível num Ponto de Consulta perto de si ou online.