Verdade ou Mito: envelhecer dificulta o emagrecimento?

envelhecer dificulta o emagrecimento

Diz-se que, com a idade, o corpo muda e torna-se mais difícil emagrecer. Mas será verdade?

Com o avançar da idade, o corpo começa a perder massa muscular e existem maiores flutuações hormonais. Contudo, isto não significa que esteja condenado a aumentar de peso a partir dos 40 anos.
A verdade é que o seu corpo muda a nível metabólico e, como tal, também os seus hábitos de vida devem sofrer algumas alterações de forma a equilibrar os efeitos destas mudanças. Da mesma forma que um adolescente não tem a mesma alimentação ou hábitos que uma criança, também um adulto deve adaptar os suas rotinas às suas necessidades e idade.

A DIETA3PASSOS dá-lhe algumas dicas de como fazê-lo:

1 – Adapte a sua alimentação

Conforme vai envelhecendo, o seu metabolismo torna-se gradualmente mais lento. Deste modo, é expectável que os excessos tenham efeitos diferentes no seu corpo.
Por outro lado, o tempo traz consigo conhecimento: preste atenção aos sinais do seu corpo e, através deles, faça as escolhas que melhor resultam consigo.

2 – Preste atenção ao tamanho das porções

Preste atenção à qualidade dos alimentos, sem descurar a atenção nas quantidades dos mesmos.
Para além dos tamanhos das porções disponibilizados nos restaurantes serem cada vez maiores – um estudo estima que, desde 1970, o tamanho médio das porções servidas nas cadeias de fast-food e restaurantes aumentou 138% – os serviços de transporte destas refeições são opções rápidas e práticas que fazem diminuir o hábito de cozinhar.
Contorne este obstáculo e opte por preparar as suas próprias refeições. Desta forma, consegue controlar a qualidade, quantidade e composição nutricional das suas refeições.

3 – Pratique exercício físico

Ao envelhecer, a perda de massa muscular leva a que o seu metabolismo diminua e este efeito torna-se mais evidente se fumar, beber álcool em excesso ou não praticar exercício físico. Para além de afetar o peso, a alteração da massa muscular pode afetar o equilíbrio, a coordenação e a força.
É por isso importante que faça exercício físico regularmente, que inclua treinos de resistência algumas vezes por semana. Estes não só contribuem para  a recuperação da massa muscular, como também para melhorar a massa óssea, a qualidade do sono, promover a sua saúde cardiovascular e melhorar o seu humor.

Apesar de poder ser mais desafiante perder ou manter o peso à medida que envelhece, há estratégias que ajudam a contornar este pressuposto. Siga as nossas dicas e cuide de si, em todos os momentos.  

NEWSLETTER