Dieta Sem Acompanhamento: Quais os Riscos?

Já pensou em seguir uma Dieta sem acompanhamento?

É sabido que qualquer restrição alimentar e, consequentemente, energética, leva ao emagrecimento. Contudo, dentro desta redução alimentar, é necessário saber que tipo de nutrientes devem ser mais ou menos consumidos e qual a percentagem de restrição aconselhada tendo em conta as suas necessidades.

Não sendo um processo linear, durante o emagrecimento é necessário saber reconhecer, avaliar e responder a esses momentos por forma a que os resultados sejam sempre os melhores possíveis. Para isso, o acompanhamento profissional é imprescindível.

A Dieta3Passos® explica-lhe porquê:

O poder da ciência

O nutricionista é um profissional de saúde que estudou durante vários anos para hoje o poder ajudar e, desta forma, está inscrito na Ordem dos Nutricionistas e na Entidade Reguladora de Saúde. Ao ser acompanhado por um especialista, receberá um aconselhamento personalizado e baseado em evidência científica, garantindo que os seus resultados irão de encontro aos seus objetivos, com saúde e de forma sustentável.

A importância de variar e adaptar

Imagine o seguinte cenário: decide abandonar as consultas e prosseguir com o seu processo de emagrecimento sozinho. Ao pesar-se, percebe que aumentou de peso e retira alguns alimentos do seu plano. Depois de uma semana onde não sabia bem o que comer, em que sentiu fome e se sentiu desmotivado, volta-se a pesar-se e não perdeu peso. O que pode fazer mais?
Um plano com pouca variação alimentar acaba por levar à monotonia e estabilização de peso. Daí ser necessário o conselho sábio de um profissional, de forma a que todas as semanas consiga perder peso, sentir-se com energia e fazê-lo de forma saudável.
Ao ser acompanhado por um nutricionista Dieta3Passos, o plano alimentar será sempre ajustado semana a semana, consoante a evolução da sua composição corporal, o trânsito intestinal e o seu “estado de espírito”. As consultas de nutrição servem também como um boost de motivação capaz de o fazer receber de braços abertos mais uma semana.

O sentimento de compromisso

Quantas vezes prometeu a si mesmo “amanhã entro nos eixos”? Quantas vezes garantiu que a próxima semana seria diferente? Aqui cria-se a questão: porquê amanhã? Porquê na próxima semana?
A resposta é simples: porque o compromisso é apenas para consigo mesmo. Ao exteriorizar esse compromisso, como é feito aquando das consultas em conjunto com o seu nutricionista, sentirá uma maior responsabilidade em cumpri-lo.

O (temível) efeito iô-iô

A expressão “efeito iô-iô” é caracterizada pela perda de peso e recuperação do mesmo num período curto de tempo, sendo prejudicial para o seu corpo e metabolismo, dificultando inclusive futuras tentativas de emagrecimento. Após o emagrecimento, afase de manutenção de peso é crucial para definir quais serão as melhores estratégias a adotar para o resto da vida. Quando atinge o seu peso ideal, é essencial que não volte aos hábitos que o fizeram aumentar de peso precisamente para evitar o (tão conhecido) efeito iô-iô.

Na fase de manutenção da Dieta3Passos, irá aprender com o seu Nutricionista tudo sobre equivalências alimentares, como também como deve compensar momentos de excessos alimentares esporádicos.

Se ficou com dúvidas, marque a sua avaliação nutricional gratuita e esclareça-as com um dos nossos Nutricionistas.