Como substituir o sal sem perder o sabor?

substituir o sal

 

O sal é um dos temperos mais utlizado no mundo inteiro e muito presente na dieta ocidental.
Mas será a melhor opção?

Muitos de nós estão a cozinhar mais do que o normal devido à pandemia e cozinhar não tem de ser aborrecido! Pode sempre animar os seus pratos e adicionar variedade através do uso de ervas e especiarias em substituição do sal, que, para além de conferirem um sabor delicioso, fornecem antioxidantes que ajudam a combater a inflamação.

O sal pode parecer uma maneira fácil de adicionar sabor aos seus pratos, mas a longo prazo pode levar ao aumento da tensão arterial, aumento o risco de doença cardiovascular e até maior retenção de líquidos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão diária de sal não deve ultrapassar as 5g, no caso de um adulto, esta quantidade é equivalente a uma colher de chá.

Quer conhecer algumas alternativas ao sal? A Dieta3Passos® ajuda:

  • Ervas aromáticas

São o mais conhecido substituto do sal para temperar alimentos.

Os orégãos, alecrim, manjericão, cebolinho e salsa são ótimas alternativas para adicionar sabor aos alimentos em substituição ao sal. Os orégãos são um excelente condimento para grelhados e guisados enquanto o alecrim pode ser utlizado em guisados estufados e grelhados, sendo que esta erva aromática intensifica o seu sabor quando é seca.

  • Especiarias

Entre as mais comuns estão a pimenta, o açafrão, o alho, a noz-moscada e o colorau. Para além de reduzirem a adição de sal dos seus pratos, as especiarias apresentam ainda benefícios para a saúde, uma vez que têm ação anti-inflamatória e antibacteriana.

A pimenta apresenta fibra, cálcio, ferro e ainda magnésio, ao polvilhar esta especiaria nos seus pratos, para além do sabor obterá uma variedade de minerais.

O açafrão é rico em curcumina, um potente agente antioxidante e também torna o seu prato mais colorido.

  • Sumo de limão

Para além de ser uma boa fonte de vitamina C, utilizar o sumo de limão como alternativa ao sal é uma ótima ideia para intensificar o sabor dos alimentos. Combina com quase tudo, frango, peixe, vegetais e até sobremesas. Se gosta mesmo do sabor do limão pode até utilizar para fazer marinadas.

  • Gengibre

O gengibre tem um elevado poder antioxidante e propriedades digestivas. Pode ralá-lo e juntar a outros alimentos. Gosta de pratos picantes? O gengibre tem um travo ligeiramente picante e ao mesmo tempo adocicado, pode utilizá-lo em vários pratos, desde sopas a sobremesas.

  • Salicórnia

É uma planta que cresce espontaneamente em algumas regiões de Portugal e tem ganho cada vez mais adeptos. É cada vez mais utilizada como uma alternativa ao sal e tem a particularidade de ser salgada. A percentagem de sódio naturalmente presente é baixa sendo também rica em cálcio, potássio e magnésio e também apresenta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

É excelente pra temperar carne, peixe, marisco ou saladas e pode ser utilizada fresca, em conserva ou em pó.

Esteja em processo de redução do sal da sua alimentação ou apenas à procura de algo novo para temperar os seus pratos, estes substitutos ao sal são uma ótima maneira de adicionar sabor às suas refeições. O sal continua a ser o tempero mais comum adicionado aos alimentos a questão é que muitas vezes o consumimos em demasia. Os nutricionistas da Dieta3Passos® podem ajudá-lo a fazer escolhas melhores e a moderar o consumo de sal na sua alimentação.