Barriga inchada: Porquê e Como Combater?

Barriga inchada Porquê e Como Combater

Sabe como evitar a barriga inchada?

“Barriga inchada” é o termo usualmente utilizado para descrever a distensão do volume abdominal, normalmente associada a uma sensação de desconforto e mal-estar.
Há dias em que acorda e sente que as calças teimam em não apertar? Sente frequentemente a barriga inchada, sem perceber bem porquê? Esse inchaço causa-lhe dor, desconforto e mal-estar geral?

A Dieta3Passos explica-lhe tudo sobre as principais razões da sensação de barriga inchada e como combater este problema tão comum.

As causas

O excesso de peso, a acumulação de gases, a obstipação, as alterações hormonais, o sedentarismo, as intolerâncias alimentares e até questões emocionais, podem ser alguns dos motivos na origem do inchaço abdominal..

Flatulência

O excesso de gases é a causa mais comum da barriga inchada. Num estado normal, uma parte do conteúdo do estômago e do intestino é preenchido por gases, resultantes da mastigação e do próprio processo digestivo. Quanto mais difícil é a digestão de um alimento, mais gases serão produzidos, sendo que ocorrem maioritariamente devido a uma alimentação rica em gorduras e  açúcares.

Solução: Comer devagar, mastigar bem os alimentos, evitar bebidas gaseificadas e fazer uma alimentação saudável e equilibrada, são algumas formas simples de acalmar a produção de gases, aliviando os sintomas rapidamente. Pode também optar por usar alimentos com propriedades digestivas, como a hortelã, o gengibre, o ananás e a papaia.

Obstipação

A obstipação, também conhecida como “prisão de ventre”, afeta pessoas de todas as idades e pode estar relacionada com baixo consumo de fibras, sedentarismo e pouca ingestão de água.

Solução: Consumir alimentos ricos em fibras, como fruta, verduras e cereais integrais. É também importante beber no mínimo, 1,5L de água por dia e praticar exercício físico regularmente.

Retenção hídrica

É comum o inchaço abdominal ser provocado por alguma retenção de líquidos, principalmente durante os dias de calor.

Solução: Diminuir a ingestão de sal e ingerir bastantes líquidos ao longo do dia. Há produtos que podem ajudar e a Dieta3Passos tem várias opções.

Alergia ou intolerância alimentar

Hoje em dia, é comum surgirem alergias ou intolerâncias à lactose ou ao glúten que nem sempre são fáceis de diagnosticar. A melhor forma de o fazer  é através de tentativa-erro, ou seja, ingerir alimentos com lactose/glúten e verificar se existem sintomas, ou retirar os alimentos com lactose/glúten e avaliar se os sintomas desaparecem.

Na maioria dos casos de intolerância e alergia, os sintomas mais comuns são inchaço abdominal, desconforto e flatulência. Nos casos de alergia mais graves, os sintomas podem evoluir, atingindo situações de choque anafilático.

Solução: Se suspeita de alguma intolerância ou alergia alimentar, o ideal será consultar um especialista.

Para estas e outras questões, a equipa de Nutricionistas Dieta3Passos® está disponível para esclarecer. Informe-se e cuide do seu bem-estar.