dicas dieta3passos

O Natal foi repleto de doces, a Passagem de Ano de champanhe e o Dia de Reis de Bolo-Rei.  E agora, tem receio de subir à balança e perceber que aumentou de peso?

Efetivamente, é comum um aumento de peso médio de 2kg nesta época do ano. Mas com a DIETA3PASSOS, existe sempre solução!

Agora que já se deliciou com as iguarias típicas do Natal, é tempo de desintoxicar o organismo, voltar à dieta e nesse sentido, voltar ao seu peso ideal.

Para facilitar este processo, tenha em atenção as dicas da DIETA3PASSOS:

  • Faça jantares de caldos:

Se é apreciador de canja de galinha ou de sopa de peixe, os caldos podem ser uma opção prática e saborosa para si. O seu principal objetivo é fornecer uma refeição com baixo teor em calorias e hidratos de carbono, e, pelo contrário, com alto teor em fibras, facilitando assim a perda de peso e conferindo uma sensação de saciedade.

  •  Saiba como preparar um caldo:

Se a sua preferência é peixe, utilize duas postas do seu favorito e acrescente camarão e mexilhão. Se preferir carne, utilize dois bifes de frango.

Comece por colocar um fio de azeite com alho picado numa panela. Posteriormente, adicione a proteína escolhida (a carne ou o peixe) e deixe até dourar.
Quando estiver dourada, deve acrescentar água até cobrir. Deixe cozer e, à medida que a água for evaporando, vá repondo.

Enquanto a proteína (carne ou peixe) coze, tempere o caldo com as suas especiarias e ervas aromáticas favoritas (caril, pimentão em pó, malagueta, salsa, coentros, entre outros) de forma a reduzir a adição de sal. Quando a carne ou peixe estiverem quase cozinhados, acrescente uma verdura ao caldo e deixe cozer. Assim que todos os componentes estiverem no ponto, retire a proteína e desfie-a para o próprio caldo, de modo a que se misture com os restantes componentes.

Antes de servir pode acrescentar um ovo cozido picado ou um ovo escalfado.

  • Faça jantares de sopa:

Os jantares de sopa são já uma técnica muito conhecida e cuja reputação não deixa espaço para dúvidas quanto à sua eficácia. Pode optar pelas SOPAS LIGHT DIETA3PASSOS® ou preparar a sua própria sopa.

  •  Saiba como preparar a sopa:

A sopa deve ser constituída apenas por verduras, preferencialmente as com menor teor de hidratos de carbono. Deste modo, deve evitar utilizar a batata, leguminosas, cenoura ou couves.

De forma a manter a cremosidade da sopa, opte por uma base com curgete, alho francês e nabo, à qual acrescenta uma ou duas verduras. O ideal será que as verduras acrescentadas sejam inteiras ou em pedaços, para promover a mastigação e, por conseguinte, promover a sensação de maior saciedade.

Para promover a perda de peso, deve ingerir um prato com até 500ml de sopa pelo menos 3 vezes por semana, em substituição do jantar.

Se, algumas horas depois sentir fome, delicie-se com uma gelatina DIETA3PASSOS.

  • Faça dias detox:

Os dias detox são a opção ideal para promover uma desintoxicação rápida, especialmente depois dos dias em que comeu em excesso, tal como na ceia de Natal e Passagem de Ano.
Ainda assim, é importante que tenha em consideração que o número de dias detox pode variar entre 1 e 3, consoante a necessidade.

  • Saiba como preparar opções detox:

Durante o detox, os únicos alimentos permitidos são as frutas, verduras e sementes, devido às suas propriedades desintoxicantes. Deste modo, alimentos de origem animal (carne, peixe, ovos, laticínios, gelatina) e farináceos (pão, arroz, massas, bolachas) estão excluídos.

Nos dias detox, a quantidade de verduras possíveis de consumir são livres, sendo que pode consumi-las sob a forma de sopa, salada ou outro método de confeção da sua preferência. Assim, o almoço e jantar devem ser constituídos por sopa e verduras no prato, em quantidade suficiente para se sentir saciado.

No que diz respeito à fruta, deve ser ingerida até um máximo de 7 peças por dia. A banana, uvas, manga e outras frutas com maior teor de hidratos de carbono devem ser evitadas, enquanto a ingestão de frutas como o ananás, a laranja e o kiwi são preferíveis. A fruta, sempre que possível, deve ser ingerida crua, inteira e com casca, ou em forma de smoothies, de forma a preservar o seu teor de fibra.

Opte por ingerir a fruta no pequeno-almoço, meio da manhã e lanche, repartindo as 7 peças, de forma a não ficar demasiadas horas sem comer. Como opção de snack, podem também ser ingeridos tomates-cherry, palitos de cenoura ou de pepino e chips de rabanetes.

Nos dias detox, não devem ser ingeridas outras bebidas exceto a água. Nestes dias, é essencial fazer uma refeição a cada 2-3 horas, evitar exercício físico intenso e ingerir no mínimo 2L de água.

Com a DIETA3PASSOS, recuperar dos excessos das Festas é fácil! Não se deixe levar pela preguiça e siga as nossas recomendações.

Não se esqueça que para além dos métodos acima referidos, é importante que tenha uma alimentação equilibrada durante todo o ano. Para mais informações, consulte um nutricionista DIETA3PASSOS!