comer ovos

Cerca de 35 mil portugueses morrem anualmente devido a doenças cardiovasculares, que continuam a ser a principal causa de morte em Portugal.

Sabendo que o colesterol elevado aumenta o risco de vir a sofrer de doenças cardiovasculares, não é de estranhar que se preocupe em saber se a ingestão de ovos aumenta o colesterol sanguíneo e com que frequência o deve ingerir.

Mas será que comer ovos todos os dias aumenta o colesterol?

MITO

O ovo é um dos alimentos mais completos. Com um valor energético médio de apenas 70kcal, o ovo não só é rico em proteínas de elevado valor biológico, como também em vitaminas, minerais e gorduras saudáveis.

Contudo, há alguns anos, verificou-se que os ovos contêm uma quantidade substancial de colesterol na sua composição, o que lançou o alerta sobre o seu consumo, sendo recomendado que não se ingerisse diariamente.

No entanto, vários estudos recentes já demonstraram que o colesterol ingerido através da alimentação não está relacionado com o aumento do colesterol sanguíneo. Por exemplo, sabia que a gema de ovo, apesar de ser rica em colesterol, contém lecitinas que metabolicamente impedem a subida de produção de colesterol pelo nosso corpo? Ou seja, compensa o valor de colesterol ingerido diminuindo a sua produção pelo organismo.

Assim, em 2000, a American Heart Association reviu as suas diretrizes alimentares e, dado que o ovo possui vários benefícios para a saúde, passou a ser recomendado, para um adulto saudável, ingerir um ovo por dia.

O aumento de colesterol deve-se sobretudo ao consumo de gordura saturada presente nas carnes vermelhas, fast-food, enchidos, fumados, manteiga e leite gordo, pelo que deve evitar ou moderar a ingestão destes alimentos.

É essencial que a quantidade de colesterol ingerido diariamente não ultrapasse os 300mg e que a ingestão de alimentos com alto teor de colesterol seja acompanhada pela ingestão de produtos hortícolas, de forma a diminuir a absorção deste.

É fundamental que retenha os seguintes conceitos:

  • O ovo é um alimento com vários benefícios para a saúde, não aumenta o colesterol sanguíneo e pode, inclusive, até ajudar a controlá-lo.
  • Carnes vermelhas, fast-food, enchidos e lacticínios gordos contribuem para o aumento do colesterol.
  • Acompanhe sempre os ovos, ou outra fonte de proteína, com a ingestão de hortícolas.
  • A recomendação para um adulto saudável é de 1 ovo por dia.

Caso pretenda esclarecer dúvidas relacionadas com a sua alimentação, procure um dos nossos profissionais de nutrição. A Dieta 3 Passos® vai ajudá-lo a tornar-se mais saudável.