Comer de forma saudável fora de casa

 

Não deve ter apenas atenção à sua alimentação quando come em casa, manter um bom plano alimentar fora de casa é essencial para atingirmos todas as necessidades do nosso organismo.

Uma alimentação saudável deve englobar alimentos capazes de fornecer quantidades adequadas de nutrientes, proteínas, hidratos de carbono, gordura e fibra, e estar adaptada a hábitos e preferências individuais. Assim, a alimentação deve ser variada e equilibrada uma vez que os vários alimentos apresentam propriedades e nutrientes diferentes entre si.

Vivemos numa realidade em que muitas vezes não temos tempo para preparar refeições, devido ao ritmo acelerado de trabalho e ao stress diário o que muitas vezes culmina em comer fora e de forma desequilibrada. Contudo, é possível comer bem fora de casa, o que precisa é de uma boa de organização!

A Dieta3Passos deixa-lhe algumas sugestões práticas para comer fora de casa mesmo nos dias em que precisava que tivessem mais de 24 horas!

 

  1. Seja marmiteiro!

Uma das soluções mais práticas para comer bem fora de casa passa por preparar a sua marmita e levar para o trabalho. Desta forma consegue controlar a quantidade e a qualidade do que come, evitando comer por impulso ou ter de recorrer a restaurantes em que a oferta seja desequilibrada. Claro que isto pressupõe uma boa organização e planeamento, uma vez que terá de planear as refeições para o dia seguinte.

Para isto tente planear no início da semana uma ementa semanal, incluindo o que vai comer nos seus snacks entre refeições, faça uma lista de compras a contar com todas as refeições para essa semana. Deixamos algumas sugestões: https://www.dieta3passos.pt/meal-prep-como-organizar-as-suas-refeicoes/

 

  1. Escolha, olhe para a ementa e planeie o seu almoço no restaurante

A dica principal é tentar selecionar um restaurante que sirva refeições saudáveis, de acordo com as recomendações do seu nutricionista. Se optar por um restaurante self-service a vantagem é que consegue orientar o seu prato ou seja, define que alimentos vão constar e o tamanho das porções.

Se for a um restaurante convencional, questione sempre se têm alguma alternativa grelhada, se têm opção de saladas ou hortícolas e tente sempre optar por um prato que não fuja ao que deveria fazer em casa. Alguns restaurantes já têm sites onde pode consultar a ementa e existem também algumas apps disponíveis para fazer este tipo de consulta. Com estes dados na sua posse poderá calmamente fazer uma escolha informada sobre o que vai comer quando chegar ao restaurante, poupando tempo e evitando cair em tentação e selecionar pratos menos interessantes a nível nutricional.

 

  1. Cuidado com as saladas!

Parece estranho, não é? Nada disso, uma salada será sempre uma escolha segura, contudo não se esqueça de questionar os molhos ou temperos que virão com a salada. Não adianta muito pedir uma salada se esta for preparada com um molho gorduroso e altamente calórico, certo? Se for possível peça para os molhos virem à parte e assim já poderá optar se quer colocar ou não na sua salada, ou então tempere com o tão tradicional e mediterrânico azeite e vinagre, será sempre uma excelente escolha!

 

  1. Opte por pratos mais saciantes

É sempre importante tentar optar por alimentos que o deixem saciado durante mais tempo. Tente optar por pratos que sejam ricos em fibra, com hortícolas e/ou cereais integrais, uma vez que isto vai fazer com que se sinta saciado por mais tempo e evitar tentações como sobremesas.

 

  1. Coma devagar

Os dias são tão corridos que até na hora do almoço acaba por acelerar? Pois bem, não o deve fazer. Para ficar saciado e aproveitar a sua refeição, deve ser calma e pausada até para o seu cérebro conseguir relaxar uns minutos e ficar pronto para voltar aos restantes compromissos do seu dia. Mastigue bem os alimentos e aprenda a saboreá-los, a mastigação estimula os centros da saciedade no cérebro por isso evite comer rápido para não sentir fome.

 

  1. Cuidado com as bebidas

Se quiser beber alguma coisa enquanto almoça, deixe os refrigerantes açucarados e as bebidas alcoólicas de lado. Estes são altamente calóricos e contêm bastante açúcar. Opte por água ou por refrigerantes sem açúcar de modo a não comprometer o seu progresso.

 

Como vê, comer bem fora de casa é possível desde que faça opções alimentares saudáveis. Estas devem sempre começar dentro de casa e estender-se às refeições em restaurantes. Qualquer dúvida não hesite em entrar em contacto com os nossos nutricionistas da Dieta3Passos®.