Alimentos que Aceleram o Metabolismo

Alimentos que Aceleram o Metabolismo

Serão os alimentos termogénicos são uma hipótese válida no combate ao excesso de peso?

Os Nutricionistas Dieta3Passos explicam-lhe se estes alimentos poderão ou não ajudar no combate à taxa de excesso de peso, que em Portugal é cerca de 42%.

O que são alimentos termogénicos?

Todos os alimentos fazem o corpo gastar energia, através da digestão, absorção, transporte e armazenamento de nutrientes. Contudo, existe um grupo que se destaca por elevar este gasto: os alimentos termogénicos. Define-se como termogénico aquele que aumenta a temperatura corporal através do aumento da taxa metabólica basal.
A principal ação que faz com que o corpo aumente de temperatura ao ponto de influenciar a taxa metabólica basal é a atividade física. Assim, é a combinação entre a prática de atividade física regular e uma alimentação equilibrada que promove a perda de peso de uma forma saudável e sustentável.

Vamos conhecer alimentos com propriedades termogénicas mais estudados.

Café

O café é considerado um estimulante: há evidência de que o consumo de cafeína ajuda a reduzir o peso corporal, massa gorda, circunferência da cintura, que aumenta o gasto energético e até contribui para o aumento da saciedade.
A quantidade aconselhável é entre 1 a 2 chávenas diariamente (aproximadamente 400 mg/dia, sem adição de leite ou açúcar), especialmente antes de fazer exercício físico.

Chá verde

O chá verde possui dois dos compostos referidos: a catequina e a cafeína. Adicionalmente, este é também rico em antioxidantes.
O principal componente do chá verde é a ECGC (epigalho-catequina-galhato, principal catequina presente no chá verde ), que contribui para o aumento do metabolismo energético e para a oxidação de ácidos gordos.
Com até 4 chávenas por dia, o chá verde promove a utilização de gordura como fonte de energia e aumenta o gasto energético.
Contudo, se tiver insónias com frequência, evite beber este chá durante a tarde ou à noite.

Malagueta

A malagueta, graças à capsaícina, tem a capacidade de estimular o metabolismo a eliminar entre 50 e 100 kcal por dia.
Contudo, como a malagueta é ingerida em menor quantidade, o seu efeito no metabolismo poderá não ser tão significativo. Se conseguir ingerir 3g por dia, esta pode aumentar até 20% da atividade metabólica. Tenha é sempre um copo de água à mão, para suportar o picante!

A proteína

A proteína é o macronutriente com efeito térmico mais elevado, ou seja, que obriga o organismo a gastar mais energia para a sua digestão, ao consumir 20% a 30% do seu valor calórico neste processo.
Adicionalmente, como é sabido, a proteína promove o aumento da massa muscular. Como a massa muscular, por sua vez, aumenta o metabolismo, os alimentos ricos em proteína, como a carne, peixe e ovos, podem também ser incluídos no grupo de alimentos termogénicos.

O alimentos temogénicos, por si só, traduzem-se num pequeno aumento do metabolismo, que é muito variável de pessoa para pessoa. Contudo, se estes forem incluídos num plano alimentar adaptado às suas necessidades e com a prática de exercício físico regular, pode encontrar a chave ideal para a perda de peso.