Alimentos antioxidantes: quais são e para que servem?

 

Com o passar dos anos, os sinais de envelhecimento teimam em surgir, com umas rugas que vão aparecendo aqui e acolá! Envelhecer é bom, já que simboliza sabedoria, experiência e conhecimento. Mas o grande objetivo é que, associada a esta sapiência resultante dos anos, esteja a aparência e a saúde de um jovem.

Por isso, hoje em dia, para disfarçar as rugas e os sinais da idade, recorre-se a processos estéticos e a produtos dermatológicos que podem ter um grande impacto na aparência. No entanto, existem alguns alimentos, considerados antioxidantes, que também podem ajudar a retardar o envelhecimento.

Quer aprender que alimentos são antioxidantes e para que servem? A Dieta3Passos® explica!

O que são alimentos ricos em antioxidantes?

Todos os dias estamos expostos a agentes agressores, chamados radicais livres, que atacam o organismo. Eles são a causa para o envelhecimento precoce e para maior risco de desenvolvimento de doenças inflamatórias. Para auxiliar o combate a essas substâncias existem os antioxidantes que conseguem estabilizar os radicais livres.

O organismo dispõe de antioxidantes internos, mas convém ter uma alimentação que forneça antioxidantes para reforçar a defesa. Dietas ricas em alimentos processados, pobres em hortícolas e fruta e pouco variadas, faz com que a obtenção de antioxidantes pela alimentação fique comprometida.

Os alimentos ricos em antioxidantes são alimentos que favorecem o bom funcionamento das células de todo o organismo, prevenindo o aparecimento de algumas doenças.

Quais os alimentos antioxidantes?

Existe uma grande variedade de alimentos ricos em antioxidantes, dos quais salientamos as frutas, os vegetais, os frutos gordos, sementes e grãos. Mas algumas ervas aromáticas e especiarias também podem fornecer antioxidantes.

Estes alimentos são aqueles que contêm maior teor de vitamina A, C ou E e de alguns minerais, tais como selénio e zinco.

A Dieta3Passos® deixa-lhe alguns exemplos de alimentos antioxidantes:

Frutos Vermelhos:

  • Morangos
  • Framboesa
  • Mirtlilos
  • Amoras

Outras Frutas:

  • Limão
  • Laranja
  • Kiwi
  • Mamão

Hortícolas:

  • Brócolos
  • Espinafres
  • Tomate
  • Cenoura

Frutos Gordos e Sementes:

  • Amêndoas
  • Nozes
  • Castanha do Pará
  • Sementes de Linhaça
  • Sementes de Chia
  • Sementes de Girassol

Assim, ao garantir o consumo de antioxidantes através da alimentação, está a reforçar as defesas do seu organismo. Contudo, importa ressalvar que outros hábitos tóxicos podem aumentar a exposição a agentes agressores, tais como o stresse, o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e fast-food, e exposição solar excessiva. Por isso, é muito importante adotar hábitos saudáveis para aumentar, não só a longevidade, mas também a qualidade de vida!