Alimentos da Época: Tudo o que precisa de saber

 

Quando pensa em alimentos da época, o que lhe vem à cabeça? Os morangos suculentos no final da primavera, o melão fresquinho no verão ou as castanhas a assar no outono?

Felizmente, com as novas tecnologias usadas na agricultura, é possível ter acesso a alimentos “da época” durante todo o ano. Contudo, as recomendações nutricionais e ambientais dizem-nos que os alimentos devem ser consumidos na sua época e não fora desta.

Mas porquê? E o que são afinal “alimentos da época”? A Dieta3Passos esclarece!

 

O que são alimentos da época?

Os alimentos da época são alimentos produzidos durante um período natural de cultivo, num determinado local, sendo, por isso, associados a produtos de melhor qualidade.

 

Porque se deve escolher alimentos da época? Quais são as vantagens?

Quando são consumidos próximo da sua época, os alimentos têm, não só um valor nutricional superior, como também são mais saborosos e aromáticos.

Além disso, o consumo de alimentos da época é mais seguro, visto que a agricultura destes inclui o uso de agroquímicos com menos frequência.

 

Os alimentos da época são amigos do ambiente?

Sim, o consumo de alimentos da época é também mais sustentável e amigo do meio ambiente! A procura por todo o tipo de alimentos ao longo do ano inteiro implica que haja uma atividade de plantação mais agressiva. Isto leva, por sua vez, a uma maior poluição dos solos, dos lençóis de água e até mesmo do ar, agravando, consequentemente, o aquecimento global e o estado do meio ambiente.

Desta forma, quando a alimentação é feita à base de alimentos da época, a sustentabilidade da produção está garantida e é sempre mais uma forma de diminuir a sua pegada ecológica.

 

E a nível monetário? Os alimentos da época são mais caros?

Desta vez, a resposta correta é exatamente aquela que quer ouvir: os alimentos da época são os grandes vencedores neste aspeto, pois são mais amigos da carteira. Uma vez que a produção de alimentos da época implica uma menor utilização de químicos, pois estes desenvolvem-se naturalmente e são mais abundantes nas suas épocas específicas, são, por isso, também mais baratos.

 

Macdiarmid JI. Seasonality and dietary requirements: Will eating seasonal food contribute to health and environmental sustainability? In: Proceedings of the Nutrition Society [Internet]. Cambridge University Press; 2014 [cited 2021 Apr 15]. p. 368–75. Available from: https://doi.org/10.1017/S0029665113003753
Dia da Produção Nacional - Escolha alimentos locais e da época • Nutrimento [Internet]. [cited 2021 Apr 15]. Available from: https://nutrimento.pt/noticias/dia-da-producao-nacional-escolha-alimentos-locais-da-epoca/
Gregório M, Santos M, Ferreira S GP. Alimentação inteligente - coma melhor, poupe mais [Internet]. 1o edição. DGS, editor. Lisboa; 2012. Available from: papers3://publication/uuid/344C17C4-2D3E-4BDE-93C7-DB87552A5FE5