Afinal, o açúcar vicia? Descubra a resposta!

o açúcar vicia?

 

Se revelássemos a quantidade de vezes que em consulta os clientes nos dizem que têm desejos por doces, certamente que não se iria sentir sozinho nesta saga. Sabia que é possível controlar os desejos por doces através de pequenos ajustes no padrão alimentar e na nossa mentalidade?

A Equipa de Nutrição Dieta3Passos® dá uma ajuda:

 

Coma regularmente

Um dos maiores motivos para ansiarmos mais doces é fazermos horários de refeições desajustados ou irregulares. Períodos longos sem comer nada, não tomar o pequeno-almoço ou trabalhar seguido até ao almoço pode aumentar a vontade de comer doces. A resposta para isto acontecer não é porque é uma má pessoa ou não tem força de vontade, é algo puramente fisiológico. Se o seu corpo não está a receber a energia que precisa, através de alimentos, ele vai arranjar uma maneira mais fácil de lhe dizer que precisa mesmo de comer alguma coisa. Quando ficamos muitas horas sem comer acabamos por ter quedas abruptas de açúcar no sangue, a chamada hipoglicemia. O tipo de nutriente que nos aumenta o açúcar no sangue de forma mais rápida e fornece energia para o corpo utilizar é exatamente a glicose, ou seja o açúcar. Se salta muitas refeições ou não tem um horário estabelecido, o seu corpo pode ansiar por doces como combustível para lhe dar a energia que necessita ao longo do dia.

Coma hidratos de carbono (HC)

Parece estranho estarmos a fazer esta sugestão? Pois bem, não é! Quando pensamos em HC não devemos pensar apenas em arroz, massa ou batata.

Não nos devemos esquecer que os HC não deixam de ser a fonte de energia preferencial para o nosso corpo. Quando não os consome por completo, ainda que aumente a quantidade de proteína e gordura, vai sempre sentir vontade de comer HC.

O segredo é optarmos por HC que sejam mais interessantes para o nosso organismo, que contenham mais fibra, como grãos inteiros, leguminosas, pão “escuro”, verduras e fruta, para ajudar a promover a saciedade e manter os níveis de açúcar sanguíneos estáveis.

Coma (algum) açúcar

Como assim? Nós explicamos. Falámos sobre as razões fisiológicas que o podem levar a querer comer doces, mas falta também falar sobre outra parte fundamental, a psicológica. Se nos privarmos continuamente de comer um alimento que gostamos muito, a sensação é horrível, certo? Assim, vai ter vontade de comer bolos cada vez mais vezes, até que chega ao dia em que come o bolo todo… Depois vêm os sentimentos de culpa, de desconforto, de tristeza e começa novamente a privação. E se em vez de cortar totalmente os doces se permitisse a comer algo de vez em quando? Já conhece a nossa linha de alimentação da Dieta3Passos®? Pode ser uma ótima estratégia de introduzir um doce na sua alimentação, sem culpas e sem se desvirtuar do seu objetivo!

A verdade então é que...

Comer açúcar não vicia, mas claro que temos mecanismos fisiológicos e psicológicos adjacentes que podem realmente traduzir-se em maior vontade de comer alimentos açucarados. Devemos sempre tentar perceber a fundo o que está a faltar na sua dieta e como é a sua relação com a comida. Se este trabalho for muito difícil, venha consultar um dos nossos nutricionistas Dieta3Passos® para o ajudar nesta caminhada!