açúcar vs adoçante

Já há muito tempo que são discutidas as vantagens do adoçante em relação ao açúcar no que diz respeito ao emagrecimento. Nos últimos anos surgiram novas informações, relatando que os adoçantes podem ter alguns efeitos maléficos.

Então, em quem deverá acreditar? Qual é na verdade o melhor ajudante na perda de peso: o açúcar ou o adoçante? Na verdade, a resposta é bastante simples: nenhum!

Se pretende emagrecer de forma saudável e equilibrada, o ideal é desabituar o seu palato à sensação de doce, excluindo assim o açúcar e o adoçante da sua dieta. Isto porque nenhum destes componentes acrescenta vitaminas ou minerais essenciais à sua alimentação, sendo então facilmente dispensáveis.

Ainda assim, esta mudança pode não ser fácil e nem todas as pessoas conseguem adaptar-se a uma vida com menos açúcar. Deste modo, se tiver efetivamente que utilizar algum destes componentes, num processo de perda de peso, a melhor opção é o adoçante.

Em comparação com o açúcar, o adoçante tem a vantagem de possuir muito menos calorias e hidratos de carbono, promovendo assim uma melhor perda de peso. Contudo, o açúcar tem uma vantagem clara em relação ao adoçante: o facto de ser um produto de origem natural.

Portanto, o ideal é selecionar adoçantes cuja origem é também natural, como a stevia ou aqueles cujo o nome acaba em “ol” (Xilitol, Sorbitol e, o menos calórico de todos, o Eritritol).

  • A stevia é uma planta nativa da América do Sul com um poder adoçante trezentas vezes superior ao do açúcar;
  • Os “ol” são compostos naturalmente adoçantes, presentes em verduras e frutas variadas;
  • O xilitol contém 40% menos calorias que o açúcar normal;
  • O sorbitol contém cerca de 60% do poder adoçante do açúcar, mas apenas um terço das suas calorias;
  • O eritritol contém apenas 0,24kcal por grama, o que corresponde a apenas 6% das calorias do açúcar, mas ainda assim possui 70% do seu poder adoçante.

Através destes componentes, consegue juntar a vantagem de ser um produto natural com a de possuir um valor calórico reduzido.

Independentemente do composto que selecione, o ideal é ir reduzindo gradualmente a adição de qualquer adoçante ou açúcar aos seus preparados, educando assim o paladar, de forma progressiva, e não sentir uma diferença tão drástica.  Verá que depois nem irá conseguir acreditar na quantidade de doce que utilizava antes!

Caso esteja a ponderar iniciar um programa de perda de peso, procure a ajuda de um profissional de nutrição. Com a DIETA3PASSOS®, será mais fácil atingir o seu peso saudável.