6 Sinais de alarme de que não está a fazer uma boa alimentação

6 Sinais de alarme de que não está a fazer uma boa alimentação

 

A alimentação é uma preocupação para a maioria das pessoas, contudo, uma “boa” alimentação não está apenas relacionada com fatores estéticos. Não ter uma alimentação equilibrada e regrada pode levar a alguns problemas, nomeadamente deficiência de vitaminas e minerais que são essenciais para o desenvolvimento ao longo da vida.

Com o stress do dia a dia muitas vezes nem nos apercebemos da forma como comemos, mas nunca devemos esquecer que refeições equilibradas e completas são necessárias para que o corpo consiga realizar as atividades diárias.

Mas afinal o que significa ter uma má alimentação? Podemos dizer que o padrão de alimentação está alterado quando se opta por alimentos altamente calóricos (ricos em gordura e açúcar), ultraprocessados e sem interesse nutricional. A má alimentação é nos dias de hoje uma das principais causas de morte no mundo e também está relacionada com a aparecimento de doenças e problemas de saúde tais como o excesso de peso e obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Muitas vezes quando isto acontece o nosso corpo tenta enviar-nos uma série de sinais de alerta. Nunca sentiu uma sensação de peso ou distensão abdominal quando come algo mais calórico? Por outro lado, não comer alimentos suficientes também pode ter um impacto negativo na sua saúde. Comer de forma não saudável pode tornar-se visível ao longo do tempo através de vários sinais e sintomas e por isso é importante estarmos atentos aos sinais que o nosso corpo mostra. Quer saber quais são?

Queda de cabelo acentuada

Os fios de cabelo a cair, cabelo com pouco brilho e quebradiço pode indicar deficiência de várias vitaminas tais como ferro e zinco.

Imunidade baixa

Se fica doente com alguma frequência isso pode significar que a sua imunidade está constantemente comprometida. A alimentação é uma das melhores formas para se conseguir ter uma imunidade de ferro!

Unhas quebradiças

Ao realizar as tarefas diárias apercebe-se que as suas unhas se partem com facilidade? Isto pode indicar falta de ferro que pode ser facilmente encontrado em alguns vegetais e leguminosas.

Pele seca

Colocar creme hidratante XPTO não chega para ter uma pele de sonho e luminosa! Muitas vezes a falta de ferro, vitamina D e vitaminas do complexo B podem interferir com a saúde da pele. É importante observar a sua pele e perceber se tem manchas, se está a escamar ou se tem borbulhas a aparecer, isto pode indicar que a sua pele precisa de mais nutrientes!

Irritabilidade excessiva e falta de disposição

A forma como comemos tem relação direta com o nosso humor. Episódios de maior irritabilidade acabam por culminar em aporte de alimentos ricos em açúcar e gordura, como chocolates e salgados, contudo não são alimentos saciantes e muitas vezes trazem sentimentos de culpa e de falha aumentando ainda mais a irritabilidade.

Por outro lado, o cansaço excessivo pode indicar falta de ferro e de vitaminas do complexo B. Sente-se cansado ao realizar tarefas diárias e sente muito sono? Ora então deve rever a sua alimentação!

Obstipação

Muitas vezes a obstipação pode ocorrer pela falta de fibra na alimentação e pela baixa ingestão de água. Apenas desta maneira é possível ter uma saúde intestinal regularizada.

 

O que comemos afeta todo o nosso organismo, incluindo a regeneração celular, os processos inflamatórios, digestão e até o humor. Assim, podemos garantir que após um período a alimentar-se de forma saudável é expectável que também se sinta melhor!