5 estratégias para aprender a comer com moderação

 

A moderação é a chave de qualquer programa de alimentação saudável. No entanto, não significa que para conseguir a forma ideal sejam necessárias restrições ad eternum, o truque é encontrar o equilíbrio. A comida não deve ser apenas “benéfica” deve também ser agradável.

Então o que significa comer com moderação? A moderação é uma medida que parece estar associada a um estado de saúde e a combinações equilibradas entre alimentos. O que se torna extremamente difícil é estabelecer a fronteira do que é realmente comer com moderação uma vez que pode ser um conceito ambíguo. Para uma pessoa pode significar comer uma pequena fatia de bolo uma vez por semana e para outra três vezes na semana pode ser a sua consideração de moderação. Afinal o que é considerado válido?  A verdade é que a subjetividade do conceito moderação não deve ser usada como justificação, mas sim como meio para estimular mudanças. Comer com moderação é uma arte que exige planeamento, objetividade e comprometimento.

A Dieta3Passos® deixa-lhe 5 dicas para comer com moderação:

  1. Use um prato de sobremesa na refeição principal

Se tem o hábito de fazer castelos no prato pense duas vezes! Utilizar um prato mais pequeno pode ser uma boa estratégia para conseguir reduzir a quantidade sem que tenha a sensação que está a comer menos.

  1. Coma calmamente e saboreie os alimentos

Como sabe a pressa é inimiga da perfeição, o que se aplicar também ao ato de comer. A mensagem de que está saciado não é automática, o seu cérebro demora em média cerca de 20 minutos a processar essa informação. Assim, quanto mais calmamente comer, mais permite que o seu corpo lhe dê sinais claros de quando começa a ficar cheio e evita situações frequentes como o enfartamento.

  1. Coma para se sentir satisfeito e não para se sentir cheio

Esta é uma das regras mais importantes. Muitas vezes comemos mais do que aquilo que necessitamos porque tendemos a ser “gulosos”. Pare de comer quando se sentir satisfeito e não quando sentir que já não consegue comer nem mais uma garfada.

  1. Faça um plano de refeições e seja cumpridor

Um plano semanal de refeições irá ajudá-lo a controlar o que come. Faça uma lista de ingredientes a incluir, isso irá evitar tentações de comer alimentos que não são tão benéficos para a si.

  1. Sem exageros e sem extremismos

A base da moderação é nada mais nada menos do que ser regrado. Assim deve ser o seu lema também para a comida. A base para uma boa alimentação é ser variada, equilibrada e saudável, proporcionando a energia adequada e o bem-estar físico ao longo do dia, por isso deve ser assim que a deve encarar!