3 formas de manter a massa muscular no emagrecimento

No geral, a perda de peso é algo bom, certo? Efetivamente, já foi demonstrado que uma perda de 5-10% do peso pode baixar a pressão arterial, o colesterol e o açúcar no sangue.

Contudo, na maioria dos casos, a perda de peso está não só associada à perda de massa gorda, como também de massa muscular.

A massa muscular é essencial para evitar a flacidez, conferir suporte aos ossos e acelerar o metabolismo. Deste modo, é imprescindível que, da mesma forma que se preocupa com o peso perdido e os centímetros a menos, se lembre da sua percentagem de massa muscular!

A DIETA3PASSOS ajuda e dá-lhe 3 formas de conseguir manter a massa muscular durante o emagrecimento:

  1. A importância da proteína

Se pretende perder massa gorda e ganhar massa muscular, uma das primeiras coisas a fazer é aumentar a sua ingestão de proteína.

A proteína é um nutriente presente maioritariamente em alimentos como a carne, peixe e ovos, cujos componentes vão promover uma construção eficiente de músculo.

  1. O exercício físico é fundamental (e o que come antes e depois deste também)

O exercício físico regular traz muitos mais benefícios que apenas os estéticos aos quais é muitas vezes associado. Efetivamente, o exercício físico reduz o aparecimento de doenças crónicas, melhora o humor e diminui o stress.

Provavelmente também não é novidade para si, que é de extrema importância fazer uma boa refeição antes e após um treino! A refeição antes do treino serve para garantir que tem os nutrientes necessários para conseguir fazer um treino eficaz. Depois do treino, é necessário repor aquilo que se gastou e por isso é tão importante treinar como a refeição que faz a seguir. Não comer depois do treino pode dificultar a recuperação do esforço e, consequentemente, não restaurar a massa muscular.

No entanto, é também essencial perceber o tipo de exercício e o nível de intensidade, pois se for uma simples caminhada, não se justificam alterações significativas na alimentação.

  1. Dar valor ao descanso

Pode parecer estranho, mas a verdade é que o descanso e uma boa noite de sono são fundamentais para um emagrecimento e uma manutenção muscular eficazes.

É durante o sono que são produzidas as hormonas que controlam o apetite, de modo a que, se dormir menos horas que aquelas que necessita, é provável que durante o dia sinta mais fome e que tenha mais dificuldade em resistir às tentações.

Além disso, a falta de descanso pode levar a que sinta mais dificuldade em praticar exercício físico.

Quer saber como aplicar estas dicas ao seu dia-a-dia? Consulte qual o ponto DIETA3PASSOS mais próximo de si e aconselhe-se com um dos nossos nutricionistas!