10 dicas para preparar a marmita

Almoçar fora todos os dias, apesar de parecer conveniente, representa não só um gasto significativo no final do mês, como também uma maior possibilidade de cometer excessos alimentares.
Ao utilizar uma marmita, consegue não só controlar as porções, como também a qualidade nutricional das suas refeições.

No entanto, se acha que as refeições nas marmitas podem ser monótonas ou complicadas, não se preocupe: temos 10 dicas para preparar a sua marmita de forma fácil e eficaz.

1. Prepare a sua marmita com tempo

Confecione as refeições no dia anterior ou, em alternativa, escolha um dia da semana e confecione os almoços para a semana seguinte e congele-os. Reservar 2 horas do seu fim-de-semana é o suficiente.

2. Facilite o transporte

Agora que tem as suas refeições prontas, não se esqueça de preparar o transporte das suas refeições. Faça-o na noite anterior de forma a poupar tempo de manhã.

3. Controle as porções

Antes de guardar o almoço na marmita, experimente colocar os alimentos num prato, para ter noção da quantidade real de cada componente e verificar se esta está de acordo com o seu plano alimentar.

4. Não misture os alimentos

Os alimentos quentes devem ficar separados dos frios, por isso, prefira os recipientes que contêm separadores ou leve a salada à parte.

5. Evite os fritos

Alimentos fritos ou refeições com molhos devem ser evitados, pois, para além de não serem uma opção saudável, têm maior probabilidade de estragar.

6. Tempere no momento da refeição

Tempere a salada apenas na hora da refeição, para a manter fresca e saborosa.

7. Tenha uma bolsa térmica

Leve a sua marmita numa bolsa térmica ou, se possível, deixe-a no frigorífico até ao momento da refeição.

8. Leve os alimentos prontos a comer

Se tiver de ingerir a refeição diretamente do recipiente, corte os alimentos em pedaços pequenos, estando totalmente prontos a consumir.

9. Prefira recipientes de vidro

Procure aquecer a sua refeição em recipientes de vidro ou de plástico livre de BPA. Se o seu recipiente for de plástico normal, transfira-a para um prato antes de o levar ao micro-ondas.

10. Tenha atenção à temperatura

Não feche o recipiente com a comida ainda quente.

Sugerimos-lhe 7 opções práticas de snacks para levar na sua marmita:

  • Ovo cozido
  • Nozes/amêndoas
  • Pão com baixo teor de hidratos de carbono
  • Fruta
  • Queijo magro
  • Delícias DIETA3PASSOS
  • Bebidas hiperproteicas DIETA3PASSOS

Seja para o almoço ou para os lanches, preparar a sua marmita é a forma mais económica e eficaz de manter uma alimentação saudável. Descomplique, use a imaginação e faça do momento de refeição, puro prazer. Bom apetite!